• Painel do Leitor

    Sunday, 05-May-2024 15:14:14 -03

    É coisa de bandidos, diz leitor sobre denúncia de ex-bispo da Universal

    16/08/2016 02h00

    IGREJA UNIVERSAL

    Evasão de divisas, sonegação fiscal, fraude e enriquecimento ilícito são coisas que combinam com uma organização criminosa internacional, não com igrejas. O mínimo que se espera é que a Polícia Federal, o Ministério Público e o Judiciário cumpram com suas funções e punam os responsáveis. Chega de corrupção e impunidade de ricos e poderosos no Brasil.

    RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

    -

    OLIMPÍADA

    Ao menos durante a Olimpíada (em períodos "normais", já nos resignamos à impossibilidade), espera-se que atletas possamfazer com segurança o trajeto entre a Casa da França e a Vila Olímpica a qualquer hora do dia. Com autoridades como o ministro dos Esportes, não é de admirar estarmos na situação em que estamos. Se trabalhassem mais e falassem menos, talvez dissessem menos bobagens.

    ALEXANDRE EFFORI DE MELLO (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Após ler a declaração do diretor de comunicação da Rio-2016 de que, no processo de limpeza da água da piscina olímpica, descobriram que "a química não é uma ciência exata", só falta ouvir que o projetista da ciclovia que desabou "descobriu" que a física também não é exata.

    DANIEL PRADO DE CARVALHO (São Paulo, SP)

    *

    Quero parabenizar a Folha pelas maravilhosas fotos e reportagens que estão sendo publicadas no caderno "Rio 2016".

    ANDRÉ LUÍS DE OLIVEIRA (Rio Claro, SP)

    *

    Ridículo e enfadonho ver o presidente interino, Michel Temer, afirmando que o assassinato do soldado Hélio, da Força Nacional, não deslustra a Olimpíada de 2016. Presidente, deslustra, sim. Uma vida vale mais do que qualquer coisa neste mundo. Nós, brasileiros, estamos consternados não só com o assassinato do militar mas também com as mentiras que os governantes tentam nos empurrar goela abaixo.

    LEÔNIDAS MARQUES (Volta Redonda, RJ)

    *

    A Olimpíada do Rio está agradando aos visitantes, não obstante a ocorrência de assaltos, da morte do soldado da Força Nacional, das mortes dos cidadãos que foram atingidos pela onda gigante na ciclovia, das mazelas nos prédios das delegações estrangeiras, da dificuldade da alimentação nas áreas olímpicas, dos cambistas etc. O que está faltando é a divulgação mais destacada de esportes como hipismo, tênis e golfe.

    MÁRIO N. BORGONOVI (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    A Força Nacional desequilibra a segurança pública, obrigação das polícias estaduais. Foi inventada para contornar a Constituição e evitar a intervenção da União em Estados que não têm como assegurar a segurança dos seus cidadãos. Por outro lado, chamar as Forças Armadas para tarefas de polícia contraria a sua formação para o combate contra o inimigo externo.

    PAULO MARCOS GOMES LUSTOZA, capitão de mar e guerra reformado (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    Já que o secretário da Previdência Social propõe ajustes no sistema previdenciário, por que não começa a reforma solicitando o reembolso dos valores fabulosos de que alguns políticos se apropriaram indevidamente? Garanto que o dinheiro iria garantir por anos o futuro previdenciário. Nós, cidadãos honestos, que trabalhamos e pagamos a Previdência Social, agradecemos.

    ÁUREA ROBERTO DE LIMA (São Paulo, SP)

    -

    AJUSTE FISCAL

    Concordo em vários aspectos com o artigo do economista Fernando de Aquino. Discordo, porém, quanto à sua menção ao Brasil como país emergente. Infelizmente, pelas tendências que se apresentam, o termo mais apropriado seria país "submergente".

    JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA (Viçosa, MG)

    -

    COLUNISTAS

    Congratulo-me com a Folha por ter nos dado o prazer de ler o artigo irretocável do colunista Celso Rocha de Barros. O texto é um exemplo de que nem todos os colunistas foram contaminados com o vírus da seletividade e da falta de interesse em relação aos casos de corrupção envolvendo adversários da presidente Dilma Rousseff.

    JOSÉ LUIZ COUTO (Itapeva, SP)

    *

    Ruy Castro cometeu um esquecimento imperdoável. Na coluna "Grandezas e misérias de agosto", faltou o nascimento do maior cantor que o mundo conhece: Robert Plant (20/8/1948), do Led Zeppelin. Os outros cantores precisam de uma luneta para enxergar Plant!

    GUSTAVUS ADOLFUS (Londres, Reino Unido)

    *

    Excelente texto o de Gregorio Duvivier. Um primor. Foi fundo, intenso. Parabéns!

    MARIA H. BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

    *

    Se os argumentos dos defensores da "escola com partido" forem tão desonestos quanto a ironia de Gregorio Duvivier, devem estar certos os formuladores da "escola sem partido".

    MARCOS FONSECA (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024