• Painel do Leitor

    Sunday, 28-Apr-2024 11:55:02 -03

    Ação da Operação Lava Jato quer impedir candidatura de Lula, diz leitor

    16/09/2016 02h00

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Sempre gostei das apresentações do procurador Deltan Dallagnol. Moderado ao falar, didático e muito claro, repetindo sempre que a corrupção não está confinada em um único partido. Nesta quarta (14), porém, ele apareceu com notável agressividade nas acusações a Lula, sem apresentar prova. Sem defender Lula, concluí que tal ação visa barrar sua candidatura em 2018. É a Lava Jato se transformando em "Leva Jeito".

    CÉSAR M.CHAGAS (São Paulo, SP)

    *

    Em março, após ser ouvido pela Lava Jato, Lula disse: "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça". Hoje, vendo que a Justiça não está para brincadeira e trabalha sério, muda a estratégia, mas sem perder a arrogância, ao julgar-se no direito de se comparar a Jesus. Um sujeito com tanto poder, autoritário e controlador, que a tudo dirigia mesmo fora do poder oficial, era ou não o comandante de tudo?

    REINALDO FERREIRA MOTA JR. (Praia Grande, SP)

    *

    Não há novidades, tanto na acusação quanto na defesa de Lula. Creio que o que possa prevalecer em eventual condenação seja o domínio dos fatos, secundado por delação de Léo Pinheiro e outros, além de depoimentos anteriormente arrolados em indícios policiais anteriormente relatados, que poderiam se transformar em testemunhos. Em todo o caso, a situação de Lula e dos demais não é nada confortável. É preciso lembrar que José Dirceu foi condenado com base em fatos dominantes.

    HADYN PIMENTA (Belo Horizonte, MG)

    *

    Confusa e sensacionalista a denúncia de Lula pelos procuradores da República. Agiram como "celebridades", apagando o brilho jurídico e o embasamento técnico e legal em relação às provas da investigação. Lamentável.

    DAVI LOPES DOS SANTOS (Brasília, DF)

    *

    A esquematização mostrada pelos promotores da Lava Jato da teia de corrupção que se alastrou pelo governo do país é inegavelmente verosímil. A imputação de mentor do esquema, de comprovação material quase impossível, pode ser avaliada e julgada por um conjunto forte de evidências, como demonstrou a condenação de José Dirceu na ação penal 470.

    LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Guarujá, SP)

    *

    Logo mostrarão a delação manipulada de Léo Pinheiro, agora calibrada para atingir Lula. Circo surreal montado por militantes golpistas que deviam estar dormindo quando FHC e sua tropa doaram parte do Brasil com dinheiro do BNDES. FHC, ao término do mandato, voou para a França para descansar em seu luxuoso apartamento. Lula, por sua vez, foi para São Bernardo. Anda de cabeça erguida pelo país, o que causa inveja e ódio. Quanto medo das urnas em 2018! Convicção sem prova é golpe, é lenda e é lixo!

    WILSON RONALDO DE OLIVEIRA (Curitiba, PR)

    *

    Se Lula é culpado mesmo, por que não focam a denúncia na história do sítio de Atibaia, que está muito mais clara? Essa de que ele foi beneficiado com a reforma de um apartamento que não é de propriedade dele e nem nunca foi utilizado pela família dele - diferentemente do sítio! - não vai para frente. Ou os procuradores são mal-intencionados, ou são incompetentes.

    LEONARDO DOS REIS GAMA (São Paulo, SP)

    *

    Quando estampa na capa uma manchete como a desta quinta (15), a Folha mais parece um panfleto do PSDB do que um jornal sério. Lula ainda não é réu. Não era motivo para tanto estardalhaço. Estou desanimado com a imprensa e fico cada vez mais convencido da existência de um golpe nas instituições.

    FELIPE DE MOURA LIMA (Amparo, SP)

    *

    Lula e Zé Dirceu começaram juntos. Parece que também vão terminar.

    MARILU MONDIN (Guarapuava, PR)

    -

    MORTE DE DOMINGOS MONTAGNER

    Foi uma pena. A vida nos reserva surpresas muito tristes ("Domingos Montagner é encontrado morto submerso no rio São Francisco" ).

    ROBERVAL ROQUE BORGES PAIVA (Salvador, BA)

    *

    Que tristeza! Um ator e tanto. que Deus conforte a família.

    ANDIARA MARI PARADA (Bariri, SP)

    -

    PRESIDÊNCIA DO STF

    Com a posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do STF, sinto-me seguro ao afirmar que, sob sua atuação, o Brasil certamente vai mudar. Basta, agora, que o povo, elevado à condição de excelência, com Justiça e respeito, saiba responder. Leio e guardo, uma a uma, suas frases, para aprender com ela e respeitá-la cada vez mais.

    JOSÉ ANTONIO C. DAVID CHAGAS (Rio Claro, SP)

    -

    GREVE DOS BANCÁRIOS

    Apesar da greve, mas graças aos caixas-eletrônicos e à internet, podemos pagar contas, efetuar saques e depósitos, enfim, realizar praticamente todas as operações normais. Um antigo ditado diz: "Não falte ao trabalho porque o risco é o seu patrão achar que você não faz tanta falta assim". E, pelo menos até o momento, a vida continua, mesmo com os bancários de braços cruzados. Vamos torcer para que os banqueiros não percebam...

    JOÃO MANUEL MAIO (São José dos Campos, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Quando o colunista Pasquale Cipro Neto comenta algo sobre o Novo Acordo Ortográfico, seus argumentos mais atrapalham do que ajudam. O acordo já está em vigor e não adianta nada ficar chorando o leite derramado.

    ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA (Amparo, SP)

    *

    Bom o artigo "Temer e os boatos idiotas". Traz debate, faz contraponto entre ideias e tenta também relacionar alguns efeitos de medidas possíveis. Parabéns a Vinicius Torres Freire!

    EDÍLSON BORGES (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Em "O alvo principal", Bernardo Mello Franco disse tudo a respeito dos "crimes" de Lula. O resto é blá-blá-blá, tão comum nas frequentes acusações ao ex-presidente.

    JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA (Belo Horizonte, MG)

    -

    MÁFIA DA MERENDA

    Sobre "Capez alfineta Alckmin em CPI da Merenda", esclareço que, ao pedir a apuração dos contratos de merenda seca pela CPI da Merenda, em momento algum procurei "alfinetar" o governador Geraldo Alckmin, cuja notória seriedade na vida pública e privada torna desnecessário qualquer esclarecimento maior. Na verdade, estava me referindo ao objeto da CPI, que abrange as prefeituras do Estado e os contratos de merenda, não investigados até agora.

    FERNANDO CAPEZ, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024