• Painel do Leitor

    Friday, 03-May-2024 09:53:45 -03

    Hillary Clinton tem firmeza de caráter mas é politicamente frágil, diz leitor

    18/09/2016 02h00

    ELEIÇÕES AMERICANAS

    Não dá para deduzir quem vai ter mais votos nas eleições americanas com base nas qualidades dos candidatos. As de Trump são todas negativas, beirando a psicopatia. A seu favor somente o medo crescente do terrorismo que toma conta da sociedade americana. Hillary só tem a seu favor a firmeza puritana do caráter, mas é politicamente frágil, não entusiasma e não tem vestígio de carisma.

    GILBERTO DE MELLO KUJAWSHI (São Paulo, SP)

    -

    LULA NA LAVA JATO

    Ao ler mensagens sobre o depoimento de Lula no Painel do Leitor de 16/9, fiquei estarrecido em ver que pessoas esclarecidas gostam de ser enganadas. Basta perguntar de onde provém a fortuna de Lula, de seus familiares e apaniguados, muitos já presos.

    ABDIAS FERREIRA FILHA (​São Paulo, SP)

    As emoções deveriam ficar fora dos pronunciamentos políticos. As lágrimas de Cunha não são tão diferentes das de Lula. São "emoções" de um purismo pretendido e nunca cumprido, alçado a "argumento" quando convém. Choro só no ritmo doce e animador e só para questões privadas como os desencontros e as perdas. E para verdadeiras tragédias e vítimas, como o excelente ator Domingos Montagner. Para ele e para as verdadeiras peças trágicas do destino, muitas e muitas lágrimas ("Lula diz estar indignado com denúncia na Lava Jato", "Poder", 16/9).

    ADRIANA NOVAES (São Paulo, SP)

    Há provas cabais e convicções de que querem pegar Lula para Cristo e impossibilitar sua eleição em 2018. A maior delas é a coluna de Reinaldo Azevedo, que "há 15 anos o denuncia como chefe de um esquema" e agora deixou claro que "repudia o espetáculo contraproducente" promovido pelo procurador Deltan Dallagnol ("Denúncia inepta, Lula impune", "Poder", 16/9).

    FLÁVIO A. Silva (São Paulo, SP)

    Reinaldo Azevedo, com sua suposta erudição, vem detonando sistematicamente Deltan Dallagnol e sua equipe, Rodrigo Janot e também o juiz Sergio Moro. Em sua coluna "Denúncia inepta, Lula impune", o jornalista consegue feito inédito na imprensa brasileira ao unir contra si da esquerda mais arraigada à direita. Os procuradores de Curitiba foram supereficientes em elaborar o indiciamento de Lula e muito corajosos ao afirmar que o ex-presidente é o chefe da organização criminosa.

    OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

    -

    POLÍTICA

    A rede de esgoto da república está melhorando. Depois de Dilma, Cunha. Mas a tubulação ainda está muito entupida. O processo de limpeza está um pouco lento, mas o alento da população para dias melhores já é uma realidade.

    IRIA DE SÁ DODDE (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    PLURALIDADE

    Considero a Folha um dos jornais mais honestos e digno de valor neste país. A reflexão jornalística e didática aproxima muitos tipos de leitores e isso é democrático. Os meios de comunicação hoje são tendenciosos e impositivos. Parabéns à Folha.

    WALLAS CABRAL (São Paulo, SP)

    -

    CHARGE

    Muito espirituosa a charge do cartunista Alves sobre "halterofilismo" e "halteroprecismo" ("Mercado aberto", "Mercado", 15/9).

    LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

    -

    DEMÉTRIO MAGNOLI

    Um dos pontos levantados por Demétrio Magnoli ("Homem de Visão", Poder, 17/9) sobre Lula é que entre outros beneficiários do Petrolão ele seria rebaixado de general a sargento. Isso vem reforçar a imagem que eu sempre tive de Lula, que lhe falta genialidade e lhe sobra malandragem. Lula foi conivente com o esquema Petrolão, abrindo as porteiras para a matilha passar e recebendo o seu quinhão.

    FRANCISCO M. DE SOUZA BRAGA (Rio Claro, SP)

    -

    DOMINGOS MONTAGNER

    Há muitas dúvidas a serem respondidas no caso da morte do ator. A Globo já começa a colocar a culpa na prefeitura da cidadezinha sergipana, por não ter sinalizado o local. Será que a Globo, por sua vez, alertou todos os artistas da novela para que não entrassem no rio sem um suporte adequado? Ou contratou uma equipe de salva-vidas para acompanhar as gravações?

    JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

    -

    ANDRÉ SINGER

    Diante dos acontecimentos desta semana envolvendo Lula e PT achei até comedida a reação do André Singer em sua coluna nesta Folha ("Capítulo Grave", 17/9). Entretanto, no que tem de principal no seu artigo, comete outro erro na defesa e avaliação de seu partido: O PT não tem nada de esquerda há muitos anos. E isso começou aqui em Santo André, nas boas administrações do prefeito morto Celso Daniel.

    JAIRO GERALDO GUIMARÃES (Santo André, SP)

    -

    PARAOLIMPÍADA

    Difícil cobrir a Paraolimpíada, hein, Folha? Em vez de aumentar a cobertura, com o avanço da competição, corta-se: primeiro, a programação diária com participação do Brasil; depois, o picotamento, também diário, do quadro de medalhas. Nesse andar da carruagem, no domingo, último dia paraolímpico, não acharemos nada sobre o assunto na Folha.

    ROGÉRIO RAMOS (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024