• Painel do Leitor

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:22:32 -03

    Lula é o ópio dos intelectuais de esquerda, diz leitor

    20/09/2016 02h00

    LULA E A LAVA JATO

    Dirigentes do PT pedem a candidatos que defendam Lula. Esquecem, porém, que Lula, em sua defesa, zomba das acusações como se elas fossem ridículas. Mente para si ao afirmar que é a pessoa mais correta do país, só perdendo para Jesus Cristo. Fazendo tudo isso conscientemente, Lula construiu um país de mentiras.

    MELCHIOR MOSER (Timbó, SC)

    *

    Lula é o ópio dos intelectuais de esquerda brasileira.

    PAULO DELLA VEDOVA (Mogi das Cruzes, SP)

    *

    Primoroso o artig do sempre sensato e veterano Clóvis Rossi, narrando passo a passo as incoerências divagantes do ex-presidente Lula. Só falta ele provar por A mais B que chão batido é um genuíno mármore de Carrara. Não custa lembrar que cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, dizia o velho e sábio bordão. Pois ninguém aguenta mais tanta mentira, cinismo e desfaçatez.

    JOSÉ MARIA DE ALENCASTRO PELLES (Goiânia, GO)

    -

    AJUSTE FISCAL

    O editorial "Freio de arrumação" é um estímulo à inoperância do governo na questão de ajuste fiscal. Se limita a críticas brandas e a um voto de confiança que não convence, até porque o tal ajuste fiscal de limitação de gastos atrelado à inflação vai fracassar.

    RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

    -

    ESTADO LAICO

    Na foto que ilustra a entrevista com a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, aparece um crucifixo. Sabendo que o Estado brasileiro é laico, as instalações que representam o Estado deveriam estar despidas de símbolos religiosos. Parece ser um detalhe insignificante, mas cada coisa deve estar no seu devido lugar.

    JOSÉ ROBERTO DAS NEVES SANTOS (São Paulo, SP)

    -

    EDUCAÇÃO

    Nos anos 1950 e 1960, as escolas públicas eram superiores às particulares. Hoje, a situação é a inversa. Não demorará para que o mesmo ocorra com as universidades públicas.

    JOSÉ RUBIN (São Paulo, SP)

    -

    FUTEBOL

    A atual posição dos componentes do "trio de ferro" na tabela do Brasileirão reflete as aptidões dos respectivos gestores. No Palmeiras, jovens empreendedores e desprendidos; no Corinthians, políticos despreparados e megalomaníacos; no São Paulo, executivos superados e envolvidos em disputas internas. Os resultados no campo estão aí e não me deixam mentir.

    ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

    -

    ELEIÇÕES 2016

    As eleições estão próximas e a desinfecção poderia começar agora, pois há um número grande de prefeitos que tiveram suas contas reprovadas pelos tribunais de contas e confirmadas pelas respectivas Câmaras Municipais. Há também outros, até mesmo condenados, disputando seguidas eleições, o que só foi possível por meio de liminares que afrontam a Lei da Ficha Limpa.

    MANOEL ANTUNES (São José do Rio Preto, SP)

    -

    Nossa proposta é ampliar os investimentos em manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), seguindo os critérios da LDB. Em 2015, a prefeitura gastou 27,9% em MDE, mais 6,2% em educação inclusiva. Defendemos um mínimo de 30% para a primeira rubrica, o que permitirá, por exemplo, construir novas unidades e valorizar os professores. Com 30% para MDE, mais os investimentos em educação inclusiva, o orçamento para educação chegará a 36%, 5% a mais do que o atual. Sem mais recursos, não há como garantir educação pública de qualidade.

    RENATA VILELA, membro da campanha Luiza Erundina Prefeita 50 (São Paulo, SP)

    *

    RESPOSTA DA DIRETORA DA AGÊNCIA LUPA, CRISTINA TARDÁGUILA - A frase verificada pela Agência Lupa foi : "Temos que voltar a destinar 30% da receita líquida do município para a Educação". Nela, a candidata não fez nenhuma diferenciação de rubrica.

    *

    Refutamos a falsa informação divulgada no Painel (19/9). O PT de Osasco está unido pela eleição de Valmir Prascidelli para prefeito. É, portanto, mentirosa a informação de que estaríamos apoiando o atual prefeito, que de maneira oportunista deixou o PT. O PT de Osasco e Valmir Prascidelli seguem firmes na campanha, porque têm história de lutas em defesa da população e um programa de governo com propostas para melhorar a qualidade de vida em Osasco.

    JOSÉ PEDRO DA SILVA, presidente do PT Osasco (Osasco, SP)

    *

    Sobre "Grupo de tucanos abandona Doria e anuncia apoio a Marta", temos a informar que o diretório do PSDB do Jd. São Luís encontra-se totalmente integrado à campanha de João Dória. Aqueles que resolveram seguir o candidato derrotado (uma minoria absoluta), solicitaram o desligamento do PSDB, atitude coerente com a decisão por eles tomada. O diretório está em plena campanha e unido na busca de votos para Doria, pois na democracia a vitória é no voto. O resto é chororô de perdedor.

    ELIANA OLLER RICART, presidente diretório zonal PSDB Jd. São Luís (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Há tempos não lia um texto tão genial. Luiz Felipe Pondé fez uma profunda reflexão sobre a conduta da direita, mas eu conheço liberal reformista que não é tosco, luta pela social democracia, gosta de arte e de boas leituras.

    FELIPE L. G. E SILVA (São Carlos, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024