• Painel do Leitor

    Monday, 06-May-2024 11:05:42 -03

    'Que venham novas prisões', diz leitor sobre a Lava Jato

    21/10/2016 02h00

    PRISÃO DE CUNHA

    Que venham novas prisões de pessoas envolvidas em irregularidades apuradas pela Operação Lava Jato. É um serviço à democracia ver figurões da política presos. A população apoia o juiz Sergio Moro, que está fazendo um trabalho salutar. Agora, o povo espera ansiosamente que o chefe do esquema também veja o sol nascer quadrado.

    REINNER CARLOS DE OLIVEIRA (Araçatuba, SP)

    *

    A imprensa toda informa que Cunha deve mirar seu primeiro tiro de canhão em Moreira Franco. Pessoalmente, tenho sérias dúvidas de que o secretário do Programa de Parcerias do governo Temer tenha legitimidade para defender interesses republicanos ao negociar e celebrar contratos com a iniciativa privada.

    CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

    *

    Surpreendeu os brasileiros e o mundo a prisão de Eduardo Cunha. A Operação Lava Jato já figura na história mundial como uma das mais eficientes e abrangentes no combate à corrupção, comparável à Mãos Limpas, na Itália. Excetuando alguns de ideologias apaixonadas, a maioria da população apoia todos os esforços para conter a corrupção, visto ser essa a principal causa do atraso brasileiro. Imprescindível que haja transparência, ética e eficiência administrativa para que o país cresça.

    DANIEL MARQUES, historiador (Virginópolis, MG)

    *

    A Câmara está de luto pela prisão de seu ex-presidente. Os eleitos com dinheiro do esquema agora aguardam provável delação! Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe. Há muito que temer.

    EVALDO G. BARCELLOS (St Rita do P. Quatro, SP)

    *

    Estamos vivendo dias difíceis. O Brasil, desde o seu descobrimento, foi vítima da corrupção. Em outros países, o cidadão, para ficar rico, precisa trabalhar muito. Aqui, a ocupação preferida é a política. Vergonha!

    JOSÉ L. DE OLIVEIRA (Santana de Parnaíba, SP)

    *

    Que moral tem um governo ilegítimo, que morre de medo das delações de um comparsa? Que moral tem para aprovar a PEC 241 e repassar para o povão a conta de toda essa roubalheira? Vamos agir para que venham à tona as delações de Eduardo Cunha e para ver quem, de fato, cometeu delitos, antes que seja repassada para a sociedade a árdua tarefa de carregar nas costas as contas da bandidagem!

    FRANCISCO CAVALCANTE FIHO (João Pessoa, PB)

    -

    ELEIÇÕES NOS EUA

    A possível não aceitação dos resultados eleitorais por Donald Trump mostra o caráter autoritário do candidato, bem como evidencia sua inadequação ao cargo presidencial. Na democracia, antes de mais nada, é fundamental o respeito às regras legais do pleito. A campanha está mostrando quem ele realmente é!

    ULF HERMANN MONDL (Florianópolis, SC)

    -

    PEC 241

    Senhores deputados e senadores: como sempre, a inflação dos custos da saúde superará em muito o IPCA. Alguma dúvida de que o absurdo congelamento do Orçamento por 20 anos, proposto pela PEC 241, acabará com o SUS?

    JOSÉ MARCOS THALENBERG (São Paulo, SP)

    *

    A PEC 241 visa à não explosão da dívida interna. Na verdade, é uma medida para evitar o que aconteceu com a Grécia, por exemplo, onde os bancos foram emprestando até que a dívida adquiriu dinâmica própria e tudo aquilo que se evitou fazer, ou seja, o ajuste fiscal, foi feito na marra, em um quadro de tragédia. Na prática, a esquerda brasileira quer entregar o Brasil aos bancos, aumentando indefinidamente a dívida.

    PAULO DELLA VEDOVA (Mogi das Cruzes, SP)

    -

    TEMER NO JAPÃO

    Errou o presidente Michel Temer em não pedir publicamente perdão, com a devida reverência formal, ao governo japonês, aos empresários e ao povo dessa nação pelos prejuízos causados pelo governo Dilma quando esta não cumpriu os acordos que firmou, frustrando investimentos. Não somos mesmo um país sério!

    PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)

    -

    LEI ROUANET

    Como a Folha explica o fato de não noticiar em momento algum da campanha eleitoral que a esposa de João Doria, Bia Doria, se beneficiou de R$ 3,5 milhões da Lei Rouanet? Parte do dinheiro foi usada em exposição em Miami - nem mesmo em nosso país ocorreu! Por que essa informação veio à tona somente após a vitória de Doria? Desnecessário dizer quanto isso seria importante durante a campanha.

    RENATO MIRANDA LOPES (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Parabéns a Roberto Dias pelo artigo "Supremo quem?", especialmente quando diz que a prisão de Cunha foi um tapa na cara do STF. Os brasileiros não aguentam mais tanta corrupção nem a maneira como são tratados os corruptos. Lugar de ladrão é na cadeia. Os tribunais, com suas sentenças favoráveis a quem rouba, vão acabar pondo em risco a nossa democracia. Viva o juiz Moro.

    SYLVÉRIO DEL GROSSI (Fernandópolis, SP)

    *

    Sobre a coluna de Ruy Castro, ora, nada a opor se o escritor Rushdie (que, aliás, apoiou a premiação de Dylan efusivamente) fosse também músico e compositor e se a sua genialidade fosse do mesmo calibre da de Dylan nessa área. Há ranço corporativista nas letras agora?

    NUNO M.M.MARTINS (Barueri, SP)

    *

    Parabéns à Folha pelo debate democrático sobre a PEC 241. Na minha opinião, Laura Carvalho contribuiu muito para o esclarecimento. É muito importante saber que na política sempre há escolhas, alternativas.

    FELIPE L. GOMES E SILVA (S. Carlos, SP)

    -

    ARQUITETURA

    Parabéns a Raquel Rolnik pelo belo artigo"O ovo da serpente". Esclarecedor e humano. Os "espíritos livres" agradecem.

    MARGARETH MORAES (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024