• Painel do Leitor

    Monday, 06-May-2024 18:05:10 -03

    'A fatura virá', diz leitor sobre aprovação da PEC 241 na Câmara

    27/10/2016 02h00

    PEC 241

    O grande problema que se apresenta após a provável aprovação da PEC é conter os lobistas e o corporativismo. Será necessário que o Congresso caia na real e pare de tirar vantagem de tudo, além de parar de dar vantagem a quem menos precisa dela. É preciso unificar a Previdência, acabar com privilégios de algumas castas, reduzir ao mínimo os cargos comissionados, rever a carga tributária e distribuí-la melhor.

    ROGER BEGGIATO (Florianópolis, SC)

    *

    Gravamos bem quem votou pelo Brasil e quem votou pelo mercado. Os últimos serão cobrados quando, em alguns anos, os serviços públicos entrarem em total colapso. A fatura virá.

    ANDRÉ V. B BARRETO (Campinas, SP)

    *

    A grande maioria dos parlamentares apoiou a condução de Temer à Presidência da República. Agora, seria incoerente não apoiarem a PEC 241, que o presidente diz crucial. Existe algo no ar, com o apoio da mídia, para dar legitimidade a este governo.

    EVALDO G. BARCELLOS (St. Rita do P. Quatro, SP)

    -

    RENAN CALHEIROS

    Renan Calheiros perdeu totalmente o senso do ridículo e a noção do perigo ao afrontar a classe magistrada desferindo o termo "juizeco'' a um juiz da 10° Vara da Justiça Federal. O político, cujo histórico é enlameado por suspeitas de ilicitude, está, na verdade, com medo de que as investigações recaiam sobre ele. Quem tem culpa, tem medo...

    EDINEI MELO (Campinas, SP)

    -

    EINSTEIN, ISRAEL E RELIGIÃO

    Não acho sincero citar Einstein em matéria de religião. Se é dele a deprimente frase com que Claudio Luiz Lottenberg inicia seu artigo "Templo Profanado", no fim de sua vida, em carta a Gutkind, Einstein disse que a palavra Deus nada mais era do que "a expressão e produto da fraqueza humana" e que "a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, bastante infantis".

    FLÁVIO LIMA SILVA (Maceió, AL)

    *

    Claudio Lottenberg faria mais por Israel se, em vez de criticar a Unesco por filigranas, criticasse veementemente a injusta, ilegal e quase cinquentenária ocupação israelense das regiões palestinas de Cisjordânia e Jerusalém Oriental, razão de tanta tragédia e uma das principais causas de não haver paz e boas relações entre o Estado judeu e quase todos os seus vizinhos.

    MAURO FADUL KURBAN (SÃO PAULO, SP)

    -

    ELEIÇÕES NOS EUA

    A adormecida e odiosa supremacista KKK despertou das trevas com a cantilena de repulsa contra os migrantes e a ideia de Donald Trump de construir um muro em toda a fronteira sul dos EUA. God save America!

    ÂNGELA L. S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

    -

    CARLOS ALBERTO TORRES

    Histórias como as contadas pelos amigos e colegas de Carlos Alberto Torres não deixam dúvidas sobre como o futebol profissional, assim como a Fórmula 1, ficaram chatos, burocráticos, adultos demais.

    MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

    *

    Tive a felicidade de ver Carlos Alberto, o nosso grande capitão, jogar! Um dos grandes craques do futebol brasileiro de todos os tempos! Descanse em paz!

    JOSÉ LUIZ SIQUEIRA (Salvador, BA)

    *

    Grande Capita! Vai jogar na seleção do céu!

    FLAVIO R. ESCARELI (Bragança Paulista, SP)

    -

    POLÍCIA PAULISTA

    Ante a reportagem"Aposentadorias disparam, e polícia encolhe", esperei que no Painel do Leitor desta quarta (26) houvesse muitas cartas sobre o assunto. Entretanto, somente o leitor Paulo Lew se manifestou, ao destacar que, enquanto a polícia encolhe, o crime cresce. Isso é muito grave e exige posicionamento urgente do governo, antes que seja tarde.

    JARIM LOPES ROSEIRA, presidente da seção São Paulo da International Police Association (São Paulo, SP)

    *

    A reportagem fala da falta de profissionais da Polícia Civil e a ação programada pelo governo é a contratação de 5.400 PMs até outubro de 2017. Muito estranho! Fala-se de um problema aqui, mas se age ali.

    MARIO EDUARDO P. REIS (S. José dos Campos, SP)

    -

    PROPAGANDA MACHISTA

    Não pude acreditar que foi usada a imagem de uma mulher de biquíni como exemplo de propaganda que se fixa na mente do consumidor. A essa altura do campeonato, quando até as marcas já parecem ter se conscientizado de que esse é o caminho da cultura do estupro, é inacreditável que a Folha ainda tenha esse pensamento. Lamentável.

    MYRIA BAST (Barueri, SP)

    -

    VAQUEJADAS

    É, no mínimo, piegas o manifesto de entidades defensoras dessa prática criminosa denominada vaquejada. Dizer que "o que nos une é o bem-estar dos animais" ofende a inteligência de qualquer ser vivo.

    MAURÍCIO PIO RUELLA (São Paulo, SP)

    -

    CÃES ABANDONADOS

    Mais uma vez a Folha toca em um assunto vergonhoso para o nosso país: o descaso do poder público quanto ao abandono de animais. É instinto de sobrevivência de cães abandonados por seus donos viver em matilha para protegerem-se. Não há abrigos públicos para acolhê-los com dignidade. Espera-se por uma epidemia de leishmaniose para exterminar todos e, aí, sim, os CCZs entrarem em ação, com centenas de mortes desnecessárias?

    DENISE MACHADO (São Paulo, SP)

    -

    SENSACIONALISTA

    Obrigada pela delícia de leitura da coluna "Sensacionalista". Não é só diversão. Talvez seja o momento de reflexão com um sorriso nos lábios. Um grande presente que nós, leitores, adoramos.

    ANA TEREZA CALLEJA (São Paulo, SP)

    -

    CORTES NA CIÊNCIA

    A SBV repudia a possível redução de 20% a 30% das bolsas de produtividade, recentemente divulgada por membros dos comitês assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse corte terá um enorme impacto na qualidade da pesquisa desenvolvida no país, resultando em uma redução da capacidade de desenvolvimento tecnológico independente, com consequências econômicas sérias para um futuro não muito distante.

    BERGMANN M. RIBEIRO, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) (Brasília, DF)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024