• Painel do Leitor

    Sunday, 05-May-2024 13:53:58 -03

    'Finalmente o PT começou a ser extinto em todo o Brasil', diz leitor

    31/10/2016 02h00

    ELEIÇÕES

    Coitado do Rio de janeiro, dá dó do Rio de Janeiro!!!

    HENDERSON VERONA (São Paulo, SP)

    Os votos nulos e em branco atingiram 20%, e a abstenção, quase 27%. A eleição na cidade do Rio de Janeiro demonstrou que não adianta manter o voto obrigatório e querer forçar o eleitor a escolher entre dois candidatos que não são seus preferidos no segundo turno, com o argumento de que se deve escolher o menos pior.

    LUIZ ROBERTO DA COSTA JR. (Campinas, SP)

    Após o final das eleições de 2016, finalmente o PT começou a ser extinto em todo o Brasil. Chegou a hora de as pessoas de bem depositarem sua confiança nas investigações da Lava Jato e principalmente no juiz Moro, para que Lula e seus pares sejam presos e devolvam aos cofres públicos os milhões que roubaram do Brasil.

    ANTONIO CARLOS C. RIBEIRO (Campinas, SP)

    Então o Aécio foi derrotado dentro do seu distrito? Que fase!

    ANTONIO CATIGERO OLIVEIRA (São Paulo, SP)

    A campanha do PT mostra por si o caráter do partido e de seus militantes. Mesmo onde tinham alguma chance de ganhar, abandonaram a cor e a estrela tradicionais deles. Suas arrogâncias os fazem acreditar que a população é burra e não perceberia que estaria escolhendo petralhas.

    RONALDO OLIVEIRA (São Paulo, SP)

    JANIO DE FREITAS

    Janio tem razão: as corporações estão em choque crescente ("Notícia do front", Poder, 30/10). E se caracterizam como tal, corporações, como deixou claro, claríssimo, a sra. presidente do STF. O mal do corporativismo está exposto nessa briga de foice. O mal reside nisso: um por todos, todos por um, mesmo que o fato aponte para uma inconstitucionalidade, um crime.

    LUIZ PAULO SANTANA (Belo Horizonte, MG)

    Respeito todos, até pela necessidade de conhecer a pluralidade de opiniões para a busca da melhor formação de opinião própria, mas o sr. Janio de Freitas, com seu esquerdismo radical, toma boa parte da paciência de nós, leitores, sedentos do melhor entendimento da realidade política que vivenciamos.

    EULER LUIZ DE OLIVEIRA PENIDO (Itaguara, MG)

    SERAFINA

    Lendo o texto ("Aos 82, Maria Alice Vergueiro assume o Parkinson no palco e dirige peças", Serafina, 30/10), pensei sobre quanto de demência "real" assistimos todos os dias nos "atores" da nossa política... Vá em frente, Maria Alice, apesar desta (ainda) desconhecida síndrome, descoberta há cem anos, você demonstra ter muito a dar. Mais até do que merecemos receber. Parabéns!!!

    ALBERTO VIEIRA M. MACHADO (Itanhaém, SP)

    A revista Serafina (minúscula) há tempos só tem fotos em sua capa com tudo que é degradante, feio, chocante e de mau gosto com a intenção de forçar a aceitar como se fosse belo.

    PAOLO VALÉRIO CAPORUSCIO (São Paulo, SP)

    DALLAGNOL E MARTELLO

    Como corretamente apontado por Deltan Dallagnol e Orlando Martello ("Lava Jato, de onde veio e para onde vamos", Tendências/Debates, 30/10), a principal razão pela qual os partidos mais atingidos pela Lava Jato sejam os que estavam ou suportavam o antigo governo é o fato destes estarem no poder quando os fatos que estão sendo investigados aconteceram. Se o poder estivesse mas mãos do PSDB, esses que estariam sendo citados, pois a corrupção é tristemente endêmica nesse país. Quando a única defesa que há
    é a alegação de perseguição política, é porque não há mais argumentos na defesa jurídica.

    LUIZ DANIEL DE CAMPOS (São Paulo, SP)

    A afirmação de Deltan Dallagnol e Orlando Martello, de que "o maior impacto da Lava Jato tenha sido a responsabilização igualitária dos criminosos, pouco importando cargo ou bolso", é só parcialmente verdadeira. Por enquanto, parece que, com raríssima exceção, ela ainda está respeitando filiação partidária. Espero que essa condição não continue obstruindo ou atrasando, convenientemente, várias investigações.

    LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

    "É a corrupção que mata pela fila do SUS, pela falta de manutenção das estradas, que nutre a violência pela ausência de políticas públicas e que atrasa o país pela deficiência da infraestrutura." Não precisavam dizer mais nada, só isso já justifica a Lava Jato! É que continuem até que todos os responsáveis e cúmplices possam pagar por tanta roubalheira, que  enchem os brasileiros decentes de vergonha e indignação.

    THEREZINHA LIMA (São José dos Campos, SP)

    A Lava Jato só vai atingir 100% de credibilidade quando apurar totalmente as denúncias de Pedro Barusco, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa que remetem a Fernando Henrique Cardoso. Espero que essa operação não termine como a Satiagraha, quando chega ao "tucanato", nada avança.

    ARTHUR AUGUSTO DA C. CARVALHO (Niterói, RJ)

    Vida longa e aplausos à Lava Jato! O apoio da sociedade a operação tem, sem sombra de dúvidas. O que é preciso é expurgar da política brasileira todos, mas todos mesmo, aqueles que criam obstáculos a sua continuidade e a de outras operações de combate à corrupção. No meu entender, todos os bens dos corruptos e corruptores deveriam ser confiscados como forma de desestimular novos casos. Também é preciso maior rigor fiscal para evitar evasão de recursos.

    ROSÂNGELA BARBOSA GOMES (Salvador, BA)

    Acompanho este trabalho há meses. Quero externar minha admiração pela coragem de vocês de expor as entranhas destas negociatas e de levar à punição tantos caciques que jamais imaginariam serem pegos. Muitos outros envolvidos ainda precisam ajustar contas com a Justiça. Esta ação estabelece um novo paradigma de atuação e espero que dê à classe política algum senso de moralidade na gestão pública. Meus parabéns.

    MARIA CRISTINA DONADI BENASSI (Santos, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024