• Painel do Leitor

    Sunday, 19-May-2024 20:42:20 -03

    Leitores comentam vazamentos da delação da Odebrecht

    11/12/2016 02h00

    DELAÇÃO DA ODEBRECHT

    Ainda por cima usam o Palácio do Jaburu, patrimônio publico, mantido com nosso dinheiro, para pedir propina e dividir o botim. É muita falta de vergonha na cara. Até quando? Acredito que o Brasil só vai ter jeito quando esse pessoal tiver medo de nós.

    NICOLA GRANATO (Santos, SP)

    *

    Quem diria? Odebrecht afirma, em delação, ter feito doação ilegal para as campanhas de Alckmin. Até tu, Geraldus! Todos rigorosamente iguais.

    GILBERTO M. COSTA FILHO (Santos, SP)

    *

    Santo, Caju, Feio, Caranguejo e Gripado; Primo, Próximus e Velhinho; Boca-Mole, Botafogo e Angorá. Parece escalação de time de várzea, mas é a seleção da política nacional envolvida na delação da Odebrecht. A rodada está só começando e já teve Lula três vezes réu, Renan no tapetão e juiz chamado de ladrão. Pode isso, Arnaldo? Ninguém sabe como vai acabar essa disputa de craques e pernas-de-pau, técnicos e cartolas de todas as agremiações. Mas a regra é clara: que não se olhe a cor da camisa nem o tamanho da torcida para privilegiar alguém nesse bem-vindo mata-mata. Caia quem tiver que cair.

    MAURICIO HUERTAS (São Paulo, SP)

    *

    Ao ler a edição deste sábado (10), achei que fosse a de sexta, pela manchete quase idêntica. Sugiro que o tema "delação da Odebrecht" seja manchete ao longo do mês de dezembro. Não faltarão personagens.

    ANA C. GALVÃO GALRÃO (São João del-Rei, MG)

    *

    Se condenados, Curitiba será pequena para tantos políticos denunciados pela Odebrecht. Fica claro, agora, o porquê da tentativa de "pacto", em março, para "estancar a sangria" da Lava Jato. A operação está destruindo os alicerces e levando à queda o império da corrupção. Despudoradamente, seus autores tentam calar juízes e procuradores. Que a sociedade se prepare, se organize e lute contra a reação que se anuncia, muito mais violenta.

    SÉRGIO R. JUNQUEIRA FRANCO (Bebedouro, SP)

    *

    A deleção da Odebrecht promete esvaziar o Congresso Nacional. Tudo dependerá do nível de celeridade da Justiça diante da profusão desembestada de nomes de grande peso político.

    RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

    *

    Sobre a delação da Odebrecht envolvendo o governador Geraldo Alckmin, o diretório do PSDB-SP reafirma sua total confiança no governador, político de caráter como poucos, cuja vida foi pautada pela integridade, pela ética e pelo interesse público. O PSDB tem total convicção de que as investigações reforçarão sua inocência, como já indicam as reportagens que trataram do assunto ao afirmarem que os delatores negaram qualquer contato do governador. Reafirmamos ainda nosso total apoio à Operação Lava Jato.

    PEDRO TOBIAS, presidente estadual do Diretório do PSDB-SP (São Paulo, SP)

    -

    AFASTAMENTO DE RENAN

    A atitude do senador Renan Calheiros, negando-se a receber o oficial de Justiça, é uma instigação ao desrespeito à Justiça. Colegas oficias, doravante, com esse precedente, preparem-se para maiores dificuldades no cumprimento dos mandados.

    ANALICE VIEIRA QUEIROZ, oficial de Justiça (São Paulo, SP)

    *

    Até tu, Cármen Lúcia? Fico com as palavras do espetacular Clóvis Rossi : "Dizer, pois, que as instituições estão em frangalhos é dizer pouco. Estão é podres, imensamente podres". E nós estamos enojados.

    JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

    *

    Será aberto o 13º processo judicial contra Renan Calheiros por desacatar intimação da mais alta corte de Justiça, de modo ostensivo, arrogante e provocante?

    ALUÍSIO DOBES (Florianópolis, SC)

    -

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    Os desalmados, ao elaborarem o projeto de aposentadoria que prejudica os velhinhos, fizeram clara distinção entre os armados e os desarmados.

    ANTONIO CARLOS ORSELLI (Araraquara, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Claudia Costin disse que a escola brasileira não funciona. Pois digo que não funciona porque os professores não funcionam!

    WALTER NEVES (São Paulo, SP)

    *

    Não consigo imaginar não ter mais a coluna do professor Pasquale, com sua clareza e enorme perspicácia para explicar a língua portuguesa por meio de fatos apresentados pelo próprio jornal. Vai fazer uma falta incomensurável.

    MARTHA M.CARDOSO (São Paulo, SP)

    -

    METRÔ

    Em "Metrô tem 'buraco' de 632 funcionários", a Folha deixa de destacar os fatos que realmente comprovam a qualidade do serviço oferecido aos usuários: a quantidade de viagens subiu 5% em 2016, com os trens percorrendo 50 mil km a mais com intervalos menores. O Metrô SP moderniza trens e sistemas, automatiza vendas de bilhetes, instala câmeras de vigilância e implanta processos e ferramentas de gestão para otimizar recursos, a exemplo de empresas privadas bem-sucedidas. Todas as vagas operacionais e de manutenção serão repostas no PDV.

    ADELE CLAUDIA NABHAN, chefe do departamento de imprensa do Metrô (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024