• Painel do Leitor

    Saturday, 04-May-2024 06:24:10 -03

    'Chega de irresponsabilidade', diz leitor sobre congelamento de tarifa

    31/12/2016 02h00

    TARIFAS DO TRANSPORTE

    O governador Alckmin, após sua decisão de acompanhar o irresponsável congelamento de Doria no caso das passagens, deveria ter a atenção chamada pelo Ministério da Fazenda. Quer dar benefícios que não poderia e depois quer moleza na renegociação das dívidas estaduais. Chega de irresponsabilidade fiscal!

    RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

    *

    Alckmin e Doria decidem em conjunto congelar as tarifas de transporte em São Paulo. Ah se fossem do PT! Populismo, proselitismo barato, irresponsabilidade e traição é o mínimo que se ouviria e leria nos meios de comunicação.

    ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

    *

    O congelamento das tarifas da CPTM e Metrô pelo governador Geraldo Alckmin é uma grande ajuda à população nesse momento de crise econômica, principalmente aos trabalhadores mais pobres.

    WELBI MAIA BRITO (São Paulo, SP)

    -

    INVESTIGAÇÕES

    Preciso e oportuno o artigo de Gilmar Mendes. Há, em certos setores do Judiciário e do Ministério Público, uma ânsia de poder, que precisa ceder lugar ao empenho por maior eficiência na prestação jurisdicional. E um espírito de corpo, perigosamente autoritário, que parece pretender contrapor-se ao próprio Estado.

    PAULO ROBERTO DE GOUVÊA MEDINA, professor emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

    *

    O vínculo nefasto entre a frivolidade da vida cotidiana e a política, analisado por Vladimir Safatle, tem uma face evidente no sistema judiciário. Neste ano, juízes e procuradores usaram seus poderes para converterem inquéritos e denúncias em eventos midiáticos. São ministros do Supremo que adoram um microfone, juízes que não respeitam o sigilo das provas e divulgam grampos no calor da hora, além de membros do Ministério Público que convocam entrevistas coletivas para teatralização da política através de slides de quinta categoria.

    HAROLDO H. SOUZA DE ARRUDA (São Paulo, SP)

    *

    A continuidade das revelações dos delatores das operações judiciais, explicitando o sistema de corrupção entre nós, é emblemática. Urge agora que, ao serem afastados os envolvidos em atos corruptivos, as lideranças éticas do país possam no próximo ano encontrar soluções democráticas e factíveis, no sentido de entrarmos em um novo ciclo de desenvolvimento onde a regra não seja mais o errado, e sim o contrário, para que possamos construir a grande nação que tanto sonhamos e temos condições de ser.

    JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA, advogado e historiador (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    AVIÃO PRESIDENCIAL

    Discordo plenamente da coluna de Vinicius Torres Freire. Os enormes desarranjos do setor público e desigualdades no setor privado não atenuam e muito menos justificam a licitação para compra de alimentos para abastecer o avião presidencial. O povão pode nunca ter ouvido falar de deficit público, mas de sorvete Haagen Dazs, água de coco, cápsulas de café expresso e torta de chocolate já ouviu falar bastante.

    ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

    *

    Com relação à licitação da comida do avião presidencial, há três pontos a considerar. 1) Como disse Vinicius Torres Freire, muito do que se ouviu por aí foi populismo jeca. 2) Esse governo tem um talento especial para se desgastar quando mais precisa de apoio. 3) A imprensa, uma vez que começou, deveria contar o milagre todo. Esse avião existe desde 2005. Presume-se que se comia alguma coisa nos voos, né? Comia-se o quê? Custava quanto?

    MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

    -

    AMBULANTE MORTO

    Em atenção à manifestação do leitor Marcelo de Lima Araújo, o Metrô esclarece que na ocorrência da noite do dia 25, na estação Pedro II, o Centro de Controle da Segurança acionou os agentes de segurança que estavam realizando rondas nas estações vizinhas (Sé e Brás). Esses funcionários chegaram à estação Pedro II em seis minutos e prestaram os primeiros socorros, além de acompanharem a condução da vítima até o Pronto Socorro Vergueiro. O Metrô colaborou prontamente com a autoridade policial para o esclarecimento do crime.

    MURILO PIZZOLOTTI, coordenador do departamento de imprensa do Metrô (São Paulo, SP)

    -

    DEBBIE REYNOLDS

    Belo o texto de Guilherme Genestreti sobre a morte de Debbie Reynolds, ironicamente a "mãe de Carrie Fisher". Ultimamente, graças à internet, tive acesso nostálgico a vários filmes de Debbie que marcaram minha distante juventude. Eu destacaria que ela foi indicada ao Oscar pelo filme "A Inconquistável Molly Brown", onde interpretou, de maneira magnífica, uma caipirinha que enriquece sem fazer política e chega a participar do naufrágio do Titanic.

    ROBERTO ANTONIO CÊRA (Piracicaba, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024