• Painel do Leitor

    Monday, 06-May-2024 08:37:48 -03

    Doria não receia adotar medidas de austeridade, afirma leitor

    14/01/2017 02h00

    JOÃO DORIA

    Fico cada vez mais bem impressionado com o prefeito João Doria. Não receia adotar medidas de austeridade, mesmo que a população possa não reagir bem no começo. Espero que se confirme essa boa impressão inicial, e que ele seja o primeiro de uma grande safra de novos administradores públicos de que o país tanto precisa.

    RICARDO FERREIRA (São Paulo, SP)

    *

    É lógico que cortará dos mais fracos. É assim que essa turma age. "Mexe" na merenda, corta o leite e aumenta bruscamente a integração do transporte.

    JOSE GUILHERME SOARES SILVA (Uberaba, MG)

    *

    O secretário Alexandre Schneider disse que todos os contratos serão revisados, e os senhores fazem uma chamada dizendo que "Doria deve cortar entrega de leite". Ao abrir a matéria, informam que vai rever material escolar, entrega de leite e transporte. Que falta de compromisso com a verdade. Os senhores usam a prerrogativa que têm para manifestarem esquerdismo, e nós pagamos uma assinatura para lermos isso.

    JOSÉ ANTONIO CURI (Brasília, DF)

    -

    MASSACRES EM PRESÍDIOS

    Sensibilizou-me profundamente a foto da capa desta sexta (13) da Folha, de Marlene Bergamo. Não só pelo tocante discurso do profundo sofrimento e desamparo das mulheres retratadas, mas também pelas cores, jogo de luz e sombras, posturas e texturas. Arte plena em discurso e estética. Ainda que dolorosa demais, belíssima imagem.

    YARA ROCHA GUIMARÃES DE BARROS (Campinas, SP)

    *

    Caro professor Alexandre de Moraes, como grande admirador do brilhante constitucionalista que é, peço que aceite minha modesta sugestão: volte a dar suas notáveis aulas na USP. Para que ficar se desgastando com um problema gigantesco, que existe praticamente desde o Brasil Colônia e que nenhum governo se dispôs a enfrentar de verdade? Se houver solução para o problema carcerário (o que duvido muito), serão necessários uns 30 anos de trabalho social e político sério.

    JOSÉ CRETELLA NETO, advogado (São Paulo, SP)

    *

    Que tal as empreiteiras culpadas de corrupção terem entre suas punições a obrigação de construir rapidamente prisões nas regiões do país onde há superlotação? Elas são muito rápidas na construção de prédios e shoppings e poderiam rapidamente resolver parte do problema.

    BEATRIZ GALLONI (São Paulo, SP)

    -

    EDITORIAL

    O editorial "Bilhete demagógico" desconsidera que a rede pública estadual de São Paulo conquistou, de forma inédita, a primeira posição nos três ciclos educacionais avaliados pelo governo federal no Ideb. SP é um dos poucos Estados brasileiros a investir mais de 30% em educação, área prioritária para o governo Geraldo Alckmin.

    RONALDO TENÓRIO, coordenador de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de SP

    -

    TAXA DE JUROS

    O governo federal comemora entusiasticamente a diminuição da taxa de juros em 0,75 ponto percentual. Faltou dizer que era a única decisão possível, já que vivemos um pavoroso cenário de estagflação. Não seria necessária uma pomposa reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, bastava perguntar ao camelô na esquina. Seria mais barato.

    MARCELO FRICK (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    COLUNISTAS

    O colunista Bernardo Mello Franco, em seu artigo "Lula na estrada", enfatiza a possibilidade de o ex-presidente Lula vestir o figurino de presidenciável em 2018. Ledo engano. Acima de tudo, ele está vestindo o manto de injustiçado, com o intuito de se defender do desfecho das atuais cinco ações penais.

    OSMAR G. LOUREIRO (Cravinhos, SP)

    *

    O alerta que falta no artigo de Pedro Luiz Passos é que a Previdência Social é um sistema de equações, onde emprego e renda dos trabalhadores são duas variáveis de peso. A inteligência artificial e as demais técnicas sobre as quais discorre eliminarão postos de trabalho, sem a perspectiva de reposição. Então, quem manterá a Previdência?

    AILTON CLÁUDIO RIBEIRO (Santos, SP)

    -

    PROTESTO EM CANNES

    Fiz parte da equipe de "Aquarius" e participei do ato contra o governo golpista em Cannes. Não fomos pagos para isso, não combinamos com partido algum, não visamos uma jogada de marketing, só exercemos o nosso direito de expor uma opinião. Se formos seguir a visão cheia de cinismo do leitor Douglas de Paula e Silva, o discurso de Meryl Streep pode ter sido uma forma de alavancar sua candidatura ao Oscar. Prefiro acreditar que ela, assim como nós, apenas expôs seu sentimento de forma verdadeira.

    FÁBIO LEAL (Recife, PE)

    -

    SAMARCO

    A matéria "Samarco divulga para outros veículos dados pedidos pela Folha" nos causou estranheza. Nunca houve compromisso da Samarco com o acesso exclusivo da Folha ou de qualquer veículo de imprensa a informações de relevância pública. O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de Fundão é um documento público, e outros veículos também solicitaram informações. No caso específico em pauta, a Folha direcionou duas perguntas à empresa, que foram devidamente respondidas.

    FERNANDA VALENTE, gerente de comunicação corporativa da Samarco (Belo Horizonte, MG)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024