• Painel do Leitor

    Saturday, 18-May-2024 09:40:56 -03

    Foro privilegiado deveria ser restrito aos chefes dos Poderes, diz leitora

    17/02/2017 02h00

    FORO PRIVILEGIADO

    O foro por prerrogativa de função, comumente chamado de foro privilegiado, deveria ser restrito aos chefes dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e apenas enquanto ocupassem esses cargos.

    ROSÂNGELA BARBOSA GOMES (Salvador, BA)

    *

    Que "o sistema é feito para não funcionar" todo mundo está cansado de saber. A grande maioria dos que gozam de foro privilegiado já tinha mandato à época de seus crimes, de tal sorte que a possível medida do Supremo seria praticamente inócua. Só o fim desta nefasta regalia traria ares de moralidade ao que, ousadamente, piora a cada dia.

    JOSÉ DE SOUSA SANTOS (Teresina, PI)

    *

    Um especial sobre foro privilegiado seria bem-vindo. Origem, finalidade, evolução histórica, como é em outros países etc. O tema é complexo e as pessoas opinam sem entender. No mais, começo a admirar esse Barroso.

    EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI (Campo Grande, MS)

    -

    NOVO MINISTRO

    Finalmente alguém acima de qualquer suspeita nesse governo. Velloso já defendeu a Lava Jato em entrevistas na TV, como qualquer brasileiro honesto e sem rabo preso poderia fazer. Tendo sido também ministro do STF (em dias melhores, diga-se), com certeza não se deixará "contaminar". Parabéns. Esperamos muito de vossa excelência.

    JANE VIDAL (Jundiaí, SP)

    *

    A realidade é que, mesmo perdendo a eleição, o PSDB governa.

    ANTÔNIO RIBEIRO (São Paulo, SP)

    -

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Todos nós que desejamos um Brasil decente criamos um novo alento ao ver que não estamos sós: há alguém que nos representa trazendo um pensamento claro e de esperança, como é o caso do artigo de Carlos Fernando dos Santos Lima. Que a Folha publique mais cidadãos honrados, para que acreditemos, sem esmorecer, que há possibilidade de transformação em nosso país.

    MARIA EFIGENIA BITENCOURT TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

    -

    ANISTIA

    A Câmara sinalizou acordo para não deixar prosperar anistia aos policiais do Espírito Santo, diz o Painel. Mas os deputados vivem tentando aprovar anistias para eles mesmos "na calada da noite".

    CARLOS E. F C BITTENCOURT (Campinas, SP)

    -

    MÁFIA DA MERENDA

    Cumprimentos ao jornalista Reinaldo Turollo Jr. pela reportagem "Escândalo da merenda faz 1 ano sem punição", na qual denuncia os responsáveis pelo escândalo da merenda escolar, até agora sem punição. Os que se locupletaram da merenda escolar são abutres, aves de rapina. Com a palavra o Ministério Público.

    ARSONVAL MAZZUCCO MUNIZ (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    O colunista Janio de Freitas superou ao ofender leitores da Folha ao chamá-los de analfabetos funcionais e dizer que são portadores de ódio patológico. Quem tem mais ódio, Janio ou os leitores?

    NILZA PEREIRA RUBO (São Paulo, SP)

    *

    Atacar os leitores de forma tão grosseira e ofensiva é mais uma demonstração típica do autoritarismo ideológico do colunista, que jamais admite o contraditório.

    JOSE FEROLLA (Belo Horizonte, MG)

    *

    A coluna "A aula do professor Padilha", de Bernardo Mello Franco, expõe de maneira irrefutável o nível de degradação moral da classe política brasileira. Pergunto ao ministro Eliseu Padilha se, caso ele ou um parente próximo necessitasse de uma intervenção cirúrgica, o escolhido seria o engenheiro civil Ricardo Barros ou o respeitado cirurgião Raul Cutait.

    ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

    *

    Bastou baixar um pouquinho a vista para constatar o contraponto em "Opinião". Enquanto Roberto Dias evocava Ulrik Haagerup e o projeto que busca evidenciar as boas notícias, Bernardo Mello Franco —crítico sistemático das mazelas políticas, especialmente do governo Temer— desfilava, com a sua costumeira acidez linguística, os contrassensos de membros do staff governamental. Será que a nossa mídia não carece de uma introspecção nos moldes defendidos pelo jornalista dinamarquês?

    MAHMUD AHMED (São José dos Campos, SP)

    *

    Roberto Dias confirma a ideia que defendo, de que o jornalismo deve incluir em seus destaques ações sociais extraordinárias capazes de sensibilizar positivamente o leitor. Como escreve Dias, "acreditar que mesmo uma ação isolada pode significar muito para o futuro já é parte da solução".

    ANTONIO CARLOS SIMÕES, jornalista (Santos, SP)

    -

    TURISMO

    Gostaria de parabenizar a Folha por, dentre tantos cortes, manter a publicação do caderno "Turismo". As reportagens são de extrema qualidade e muito informativas. As fotos estão sempre em alta qualidade e bem coloridas, o que torna a leitura muito prazerosa.

    MATHEUS F. DE BARROS (Votuporanga, SP)

    -

    LEVE LEITE

    Parabenizo a Prefeitura de São Paulo pela reformulação do Leve Leite, que priorizará a primeira infância (fase que vai do nascimento até 6 anos) e a população mais vulnerável. Conforme sugere o Marco Legal da Primeira Infância, garantir nutrição adequada é um passo importante, mas não suficiente enquanto política. Receber afeto, estabelecer vínculo e interagir com pais, familiares e demais cuidadores é fundamental para o pleno desenvolvimento.

    EDUARDO DE C. QUEIROZ, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024