• Painel do Leitor

    Friday, 03-May-2024 07:08:09 -03

    Pressa para aprovar Moraes parece medo de 'fato novo', diz leitor

    23/02/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Alexandre de Moraes é cumprimentado durante sabatina no Senado

    ALEXANDRE DE MORAES

    Fez muito bem o Senado em aprovar Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, apesar dos mentirosos e tendenciosos ataques da esquerda contra ele. A corte maior do país terá mais um membro que com certeza a engrandecerá.

    ULF HERMANN MONDL (Florianópolis, SC)

    *

    É só ligar a televisão e observar os senadores Renan Calheiros, Aécio Neves, Romero Jucá, Edison Lobão e Aloysio Nunes, todos eles com sorrisos largos após a aprovação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo. É o movimento do presidente Michel Temer para "estancar a sangria". A população brasileira fica indignada e perplexa.

    MARIA HELENA BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

    *

    A oposição será sempre oposição. Qualquer que fosse o nome indicado a ministro do Supremo, sofreria retaliações dos chamados opositores. Quem está fora quer entrar, quem está dentro não quer sair, simples assim.

    PAULO ANDRADE (Ituiutaba, MG)

    *

    Essa pressa toda do plenário do Senado Federal para aprovar o nome de Alexandre de Moraes para o STF tem apenas uma justificativa: o receio de que um "fato novo" pudesse ameaçar a aprovação. Este é o Brasil de Michel Temer.

    SILVIO ROMERO FONSECA LIMA (Camaragibe, PE)

    -

    CRISTIANO ZANIN MARTINS

    Sinto-me muito envergonhada diante das atitudes que foram tomadas contra Marisa Letícia. É tenebroso o desrespeito com que ela foi tratada pelo nosso sistema jurídico.

    MARIA JOSÉ FERRAZ DO AMARAL (São Paulo, SP)

    *

    Se Marisa Letícia teve os seus direitos desrespeitados, o que dizer de milhões de brasileiros que não têm acesso a um ensino de qualidade, a empregos decentes e a uma vida condizente com a quantidade de impostos que são pagos? Todos os que tiveram a oportunidade de mudar um pouco dessa realidade não o fizeram, principalmente na questão educacional.

    CARLOS ALBERTO DUARTE NOVAES (Mogi das Cruzes, SP)

    -

    AGRICULTURA

    Oportuna, pela lucidez, a publicação do editorial "Salva-se a lavoura". Realmente, o setor tem sido decisivo para o país. Aliás, destaco a reportagem "Agricultura se recupera e anima o campo" e o artigo "Os desafios do agronegócio", assinado pelo governador Geraldo Alckmin. Temos a preocupação com a logística de escoamento, e destaco a inovação gerada pelos institutos de pesquisa da secretaria. Mas a atenção com a taxa de câmbio e a necessidade de que o Plano Safra seja plurianual são fundamentais.

    ARNALDO JARDIM, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SP)

    -

    COLUNISTAS

    Caro Elio Gaspari, se não há paralelismo possível entre Michel Temer e Tom Kirkman (da série "Designated Survivor"), certamente também não cabe entrelaçar a personagem a Dilma Rousseff ou ao petismo. No que diz respeito à ex-presidente e ao novo nanico, você pode tentar alguma urdidura com Frank Underwood ("House of Cards"). Mas, certamente, terá mais êxito se entrelaçá-los a não protagonistas de outra série: "The Walking Dead".

    FERNANDO ANTÔNIO ASSIS LEMOS (Araçatuba, SP)

    *

    Não sou foliã, mas gostei da análise feita por Marcelo Coelho com relação ao espírito carnavalesco que emerge nas ruas paulistanas. Usufruir da liberdade de estar na rua, sem temor, é um direito do cidadão.

    DORALICE ARAÚJO, professora (Curitiba, PR)

    *

    O Carnaval de rua em São Paulo existe há quase 30 anos. Em 1999, o Pholianafaria reuniu na avenida Faria Lima mais de 100 mil pessoas. Teve que sair por pressão dos moradores, mas é realizado até hoje e talvez não desperte interesse por focar, em seus desfiles, blocos e escolas de samba genuinamente paulistanos. O Carnaval de rua não se restringe a blocos com famosos, puxadores de outros Estados e trio elétrico. Tem desfiles culturais e resgate dos Carnavais de antigamente.

    FÁBIA REGINA DE BRITTO WANDERLEY (São Paulo, SP)

    -

    CARNAVAL E CRISE

    A crise financeira dos municípios é apenas desculpa esfarrapada de prefeitos para cancelar eventos carnavalescos. Se for feito um levantamento, será facilmente constatado que não se cobra muito dos grandes devedores de IPTU. E essas prefeituras estão lotadas de cargos políticos. Mas é mais fácil cortar a diversão popular para fazer demagogia.

    PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

    -

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    A interessante reportagem "Alimentação saudável?" informa corretamente que só os celíacos precisam evitar glúten. Infelizmente, essa moda de restrição ao glúten tem levado ao lançamento de produtos "mais ou menos" sem glúten, sendo às vezes difícil de distinguir e fiscalizar. Celíacos não podem ingerir nem pequenas quantidades.

    CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

    -

    MANICÔMIO

    Por favor, assistam ao documentário "Holocausto Brasileiro" e acabem de vez com esses hospícios. Nunca assisti a tanto sofrimento de pessoas reunidas. Um verdadeiro holocausto. Tenham compaixão!

    ELITON ROSA (Rio De Janeiro, RJ)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024