• Painel do Leitor

    Wednesday, 01-May-2024 20:20:13 -03

    Brasil precisa de reformas tributária e política, não da Previdência, diz leitor

    02/03/2017 02h00

    PREVIDÊNCIA

    Espero que esta reportagem não seja apenas retórica dos deputados. Caso seja fato, esses parlamentares estarão defendendo os interesses da população, não só de 1% da elite econômica. Afinal, democracia verdadeira não é preponderar o direito da maioria? A dita elite não precisa da Previdência. Ademais, o tal "rombo" é discutível.

    ROGERIO LUSTOSA BASTOS (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Essa reforma da Previdência seria a única saída a médio prazo, levando em conta que a tributária é um sonho distante, e a política, com esses que comandam o país, uma utopia. Como o alto funcionalismo esperneia e todos querem continuar mamando nas tetas do governo, com um Estado cada vez maior, parece que realmente entrou areia! Apertem os cintos.

    CLAUDIO ROCHA (São Paulo, SP)

    *

    O governo federal tenta impor um sacrifício sem medida à população do país, e a imprensa apoia o governo, tratando o assunto sem dar o devido destaque ao que realmente importa. As reformas importantes e necessárias são a política e a tributária. Com as duas reformas não seria necessário sangrar ainda mais a população e, se mesmo assim houvesse a necessidade de reformar a Previdência, com as reformas política e tributária concluídas, o povo receberia a da Previdência de forma mais simpática.

    ERNESTO ANTONIO DOS SANTOS (São Paulo, SP)

    *

    No máximo, as nova regras deveriam valer para quem está se iniciando no mercado de trabalho, pois haverá tempo para planejar outras formas de garantir seu futuro. Para quem já contribui, as regras devem permanecer as mesmas. Só apoia essas mudanças quem não será afetado por elas.

    MARCO ANTONIO YUKI BERETTA (São Paulo, SP)

    *

    Está na hora de parar com essa comparação esdrúxula entre o Brasil e os países desenvolvidos, como na coluna de Hélio Schwartsman. Se neles não há cobradores e as mulheres se aposentam na mesma idade, talvez seja pelo motivo de que possuem escolas que ensinam, a rede de saúde funciona e a desigualdade é menor. O Brasil não é um país desenvolvido e, às vezes, nem em desenvolvimento.

    SIMONE BANDEIRA (Curitiba, PR)

    -

    GOVERNO TEMER

    Michel Temer e vários de seus ministros sofrem constantes acusações. Até quando vamos conviver com um presidente que a cada semana tem de explicar suas relações com acusados de corrupção? O Brasil tem de realizar novas eleições gerais, antecedidas por ampla discussão sobre o voto distrital e o parlamentarismo. Precisamos acabar com o domínio de castas e políticos que pensam apenas em seus interesses pessoais. O eleitorado precisa, por sua vez, agir com mais responsabilidade, votando com consciência e não se omitindo.

    URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

    -

    JUDICIÁRIO

    Reportagens como esta deveriam ser rotineiras na Folha para demonstrar que o Poder Judiciário tem juízes que não se acovardam diante da casta política que corroí o futuro do Brasil. Existem vários juízes como o paranaense Sergio Moro, só que, infelizmente, a atuação deles não é noticiada.

    HEVERTON-CRISTHIÉ SOUZA COSTA LEMOS (Sardoá, MG)

    *

    Quando um juiz passa a receber aplausos por cumprir com a sua obrigação, e a imprensa faz alarde disso, é porque algo de muito grave está acontecendo com o Estado de Direito e com seus agentes.

    JOSÉ ANCHIETA B. TORRES (Sorocaba, SP)

    *

    É uma notícia que nos enche de esperança. Magistrados em todos os cantos do país estão encurralando e colocando nas cadeias aqueles que teimam em servir-se dos cargos públicos, "esquecendo" sua verdadeira função.

    VERA LUCIA BAPTISTAO (São Paulo, SP)

    *

    Sejamos sinceros: a Lava Jato teria ido adiante se o foco inicial não fosse o PT? Penso que não, mas cada um que faça a sua avaliação.

    JOAQUIM BRANCO (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    JAIR BOLSONARO

    Não vou felicitar a Hebraica por ter desconvidado o deputado Jair Bolsonaro para uma palestra. Antes, vou perguntar aos dirigentes desse clube judaico: por que inicialmente o convidaram? Até então não conheciam a personalidade e a ideologia desse personagem?

    AGOSTINHO SEBASTIÃO SPÍNOLA (São Paulo, SP)

    -

    BETH CARVALHO

    Eu votei duas vezes no Lula e me arrependo amargamente. É certo que ele aproveitou a casa arrumada deixada pelo governo anterior e o bom momento da economia mundial e fez coisas boas, mas isso não lhe dava o direito de chutar a ética para escanteio. Esse estado das coisas não me permite entender a razão que leva artistas como a grande sambista Beth Carvalho a fazer tábula rasa de todo esse lamaçal deixado por Lula e pelo seu PT para brandir o "Lula lá" e o "fora, Temer".

    EDMAR LÁZARPO BORGES (Goiânia, GO)

    -

    CARNAVAL

    A festa foi boa, as fantasias, lindas, os blocos animados nas ruas, as famílias pulando juntas, mas o Carnaval acabou. Agora, se Deus quiser, o Brasil começará a funcionar para valer. Teremos a continuação da Operação Lava Jato, as superdelações da Odebrecht, o projeto de reforma da Previdência, o desemprego crescente, a crise econômica, a violência urbana, as injustiças sociais, os sem terra, os políticos cara de pau que nunca sabem de nada, a Copa do Brasil, o trabalhador pagando a conta de tudo, enfim, voltando à vida real! Apertem seus cintos de segurança e um feliz Ano Novo!

    JOÃO MANUEL MAIO (São José dos Campos, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024