• Painel do Leitor

    Thursday, 02-May-2024 23:44:31 -03

    'Não existe espaço para aumento de impostos', reclama leitor

    25/03/2017 02h00

    AUMENTO DE IMPOSTOS

    Acho que o governo ainda não entendeu que não existe espaço para aumento de impostos. A nossa carga tributária já é uma das maiores do mundo. O que precisamos é começar a cortar gastos, que são exagerados para a nossa realidade econômica.

    CARLOS A. V. FERRARI (Monte Aprazível, SP)

    *

    Com toda a carga tributária existente, querer aumentar impostos é uma vergonha. Não vejo nenhuma diferença entre o governo Temer e o governo Dilma em termos de condução econômica. O mercado é que tapa um olho para o governo atual, pois o deficit e os gastos são os mesmos (ou piores).

    RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

    -
    CORRUPÇÃO

    Nos últimos meses a população viu indignada uma sucessão de escândalos com desvios de milhões. Lava Jato, Zelotes, Carne Fraca e outras. O que têm em comum? A participação de servidores públicos em altos cargos. Pobres de nós, cidadãos comuns, que trabalhamos correndo o risco de demissão, sem privilégios e tendo de sustentar essa turma. Vergonhoso e revoltante.

    ANDRÉ COUTINHO (Campinas, SP)

    *

    Clóvis Rossi, com clareza e competência, bem retrata a situação de cinismo em torno da corrupção. Só lamento que a maioria dos cidadãos brasileiros não tenha acesso a esse tipo de opinião esclarecedora. Tomara que a conhecida "habilidade" da corja de sempre para mascarar fatos e produzir narrativas que a favoreça não vença ("Cinismo a favor da corrupção", "Mundo", 23/3).

    MARIA E.B. TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

    -

    JANOT X GILMAR

    A expressão "ombudsman de quase todos os assuntos da República", utilizada por Roberto Dias, simboliza muito bem a atuação do ministro Gilmar Mendes, marcada por falta de decoro profissional.

    ALAN ROGER DOS SANTOS SILVA (Piracicaba, SP)

    *

    Gilmar Mendes, sua opinião sobre as provas e a Lava Jato é um atentado contra a inteligência dos cidadãos de bem do Brasil. Já não bastou aquele triste desfecho da Operação Castelo de Areia? Ministro, faça algo pelo Brasil e pelo povo brasileiro, não para os seus apaniguados políticos!

    PAULO FERREIRA (São Paulo, SP)

    -

    TERCEIRIZAÇÃO

    Não sei por que tanto barulho com a terceirizaçã. Já não terceirizamos o governo e o Congresso para a Odebrecht e empreiteiras consorciadas?

    JOSÉ TADEU GOBBI, publicitário (São Paulo, SP)

    *

    Vladimir Safatle precisou o que resultará da aprovação da lei da terceirização. Ninguém se aposentará integralmente, tirará férias ou será contratado. É a imitação do modelo dos EUA, cuja economia é infinitamente mais vigorosa que a nossa. A população brasileira precisa reagir diante da desfaçatez dos nossos parlamentares e do atual governo.

    JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

    -

    CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    O artigo "Estimular a cadeia de ciência e tecnologia", de Marcos Cintra, enfatiza um tema de grande importância para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país: a cooperação internacional. O contato com outros países permite o intercâmbio de ideias, ajuda a estabelecer padrões de excelência na ciência e na inovação tecnológica e estimula o protagonismo internacional do Brasil.

    LUIZ DAVIDOVICH, presidente da Academia Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    MORAES NO STF

    Se havia alguma dúvida quanto à parcialidade de Alexandre de Moraes no STF, o fato de não ter convidado parlamentares da oposição para a sua posse é a maior evidência do objetivo escandaloso de sua nomeação.

    DAGMAR ZIBAS (São Paulo, SP)

    -

    ASSESSORES DA ALESP

    A respeito do editorial "Assessor muito especial", a essência do ideário republicano passa pela renúncia à vantagem própria em favor do bem comum. Nossos deputados estaduais não se importam com isso. Trabalham para manter seus privilégios, haja vista a obscena manobra para manter o injustificável número de assessores que possuem. Em geral, trabalham para o governador: deram as costas ao povo e estão desconectados da realidade.

    MARCUS VINICIUS MALTEMPI (Rio Claro, SP)

    -

    METRÔ

    Não houve queda de investimentos nas obras de expansão do Metrô. Os valores investidos seguem um planejamento e os gastos podem variar conforme o estágio das obras. Na expansão da Linha 5, por exemplo, os gastos maiores foram concentrados nas etapas de escavação das estações, perfuração e concretagem dos túneis. Hoje, com 100% dos 11,5 km de túneis escavados, os serviços estão concentrados no acabamento das vias e das dez estações, o que implica um investimento muito menor.

    ADELE CLÁUDIA NABHAN, chefe do departamento de imprensa do Metrô (São Paulo, SP)

    -

    PT x PSDB

    Ao contrário do que dizem membros do PT, foram justamente as ações do governo do Estado nos últimos 20 anos que permitiram a São Paulo sair de uma situação então falimentar, com dívida de duas vezes o Orçamento, para uma posição de responsabilidade fiscal, após contínuo processo de ajustes. As conquistas do Estado não foram fruto de aumento de impostos. As últimas administrações na cidade de São Paulo contribuíram para elevar o indexador que resultou em aumento bilionário da dívida paulistana.

    ROBERTO MASSAFERA, deputado estadual e líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024