• Painel do Leitor

    Sunday, 28-Apr-2024 06:08:04 -03

    'Sinto vergonha do meu país', diz leitora sobre escândalos de corrupção

    13/04/2017 02h00

    LISTA DE FACHIN

    Sinto vergonha do meu país. É inaceitável que ministros, parlamentares e governadores que estão na lista de Fachin permaneçam em seus cargos como se nada tivesse acontecido. Tinham a obrigação de pedir afastamento enquanto são investigados, como acontece em países civilizados. Também impressiona a passividade de nós, brasileiros, diante de tamanho desrespeito. Vamos aceitar que essas pessoas continuem nos governando?

    LICA CINTRA (São Paulo, SP)

    *

    Com a lista do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, fica claro (se é que já não estava) que o governo de Michel Temer e sua base política não têm condições éticas e morais para governar o Brasil.

    ROBERTO NASSER (São Paulo, SP)

    *

    A escandalosa lista de Fachin descortina de uma vez por todas a face mais repugnante da classe política brasileira, a qual, ressalvadas raríssimas exceções, levou o país à sua maior crise político-econômica dos últimos tempos. Desprovida de qualquer escrúpulo, aparelhou todas as esferas do poder estatal e, de forma altamente engenhosa e estruturada (com direito a departamento específico na Odebrecht), saqueou os cofres públicos. A pergunta que fica é esta: que idoneidade moral e ética terão os políticos para aprovar as delicadas reformas previdenciária e trabalhista?

    GUSTAVO ROGÉRIO (Limeira, SP)

    *

    Não é surpresa nenhuma que os políticos estejam envolvidos em escândalos de corrupção. Agora, gostaria de saber se em 2018 haverá eleição, porque não sobrou ninguém com reputação boa.

    LUCIANO VETTORAZZO (São José do Rio Preto, SP)

    *

    A questão que se impõe não é se Lula da Silva estará apto a se candidatar em 2018. A dúvida é se, depois de tudo o que foi apurado, ele terá a desfaçatez de colocar seu nome à disposição do eleitorado brasileiro.

    LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)

    *

    Impressionante que grande parte dos políticos que criticaram Lula duramente (com razão) por ter relativizado o crime de caixa dois naquela entrevista em Paris, na época do mensalão, agora, depois da lista de Fachin, repete os mesmos argumentos do ex-presidente.

    MERCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

    *

    Para os petistas, todas as delações são verdadeiras, menos as que delatam Lula e Dilma. Eles são os donos da verdade.

    EUGÊNIO JOSÉ ALATI, advogado (Campinas, SP)

    *

    Depois de ver a lista de Edson Fachin, senti uma vontade enorme de ir até o porto de Santos, entrar num navio inglês e ir embora desta ex-nação chamada Brasil. Chega!

    MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

    -

    CORRUPÇÃO

    Concisa e precisa a análise de Luiz Alberto Hanns. No Brasil, a tendência de pensarmos em pessoas em vez de em sistemas e organizações é o que gera os supostos salvadores da pátria e a crença de que punir indivíduos resolve todos os problemas. É imperativo aproveitar o momento para destruir o parasitismo burocrático que dá guarida aos ladrões e maus administradores. Simplificar a vida não apenas melhora a economia e o humor como tira muitas das armas dos que nos assaltam diariamente.

    ALBERTO DWEK (São Paulo, SP)

    -

    GRAFITE

    Viva o protesto pintado de seu João. Ele precisava desenhar também? Sua arte inesperada fez um favor à cidade que não se enxerga. Sem escalas, São Paulo passou da redescoberta do espaço público ao completo desapreço pelo direito de residir dignamente. Sem empatia e sem respeito, a festejada "ocupação das ruas" é só uma festinha particular do mais forte contra o mais fraco.

    LUCIA BOLDRINI (São Paulo, SP)

    -

    SUICÍDIO

    Talvez o pior dos preconceitos contra o suicídio seja o que o classifica como covardia diante da vida. O suicida não é um covarde! É uma pessoa devastada pela dor, uma dor silenciosa, muda, persistente e insuportável. É preciso falar da dor e é preciso deixar a dor falar; é imperioso "estar lá" para os que sofrem.

    GUSTAVO A J AMARANTE (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Elio Gaspari encerra sua coluna "Dia 3 de maio: Lula X Moro" afirmando que, nesse encontro, Lula poderá sequestrar o espetáculo. Aduzo: seria uma delícia poder assistir ao vivo o embate entre a empáfia e a verve.

    ANTONIO CARLOS ORSELLI (Araraquara, SP)

    *

    Ruy Castro foi bem em seu artigo "Cheiro é história", mas estragou o final, atacando seus alvos preferidos, Lula e Dilma. Se é para falar de mau cheiro, por que não falar dos muitos palácios em Brasília e das várias capitais e épocas?

    CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

    -

    PRÓTESES

    A Engimplan nunca esteve envolvida em denúncias da máfia das próteses, como pode sugerir a legenda da foto que acompanha a reportagem "Paliativos contra a máfia das próteses". A imagem é meramente ilustrativa. A Engimplan é uma empresa que tem compliance elaborado pela Deloitte e a única brasileira com registro de prótese de ATM customizada. Toda a sua matéria-prima é importada e tem todos os laudos Anvisa e ISO 13485, seguindo a legislação brasileira.

    LETÍCIA NIGRO LEME, diretora-geral da Engimplan (Rio Claro, SP)

    -

    SEGURANÇA PÚBLICA

    Sobre o Painel do Leitor (12/4), a SSP esclarece que o processo de nomeação dos aprovados no concurso de 2013 está em andamento. Somente neste mês, foram 101 investigadores e 278 escrivães formados. Os novos policiais estão sendo distribuídos por todo o Estado. Desde 2011, foram contratados 4.027 policiais. Está prevista para este mês a formatura de 80 delegados. O orçamento da secretaria saltou de R$ 4,7 bilhões, em 2001, para mais de R$ 21,5 bilhões em 2017, uma alta de 357,45%.

    LUIZ MOTTA, diretor-executivo de comunicação e imprensa da Secretaria da Segurança Pública (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024