• Painel do Leitor

    Friday, 03-May-2024 15:26:45 -03

    Lula acha que virará mártir se for preso, diz leitor

    11/05/2017 02h00

    LULA EM CURITIBA

    Lula pensa que, se for preso, virará mártir, que haverá guerra civil no país, que o MST marchará com suas bandeiras vermelhas em tom triunfante e desafiador, bloqueando rodovias e parando o Brasil. Nada disso vai acontecer. Eduardo Cunha era capa de jornal diariamente; hoje, quem se lembra dele? O medo de Lula é cair no ostracismo. Bem ou mal, ele é a viga mestra que ainda segura o PT. Se ele cair, o partido, tal como um castelo de cartas, cairá junto.

    KLAUS SERRA (Brasília, DF)

    *

    Impossível prever o desfecho da inaudita caçada político-judicial que Lula vem enfrentando. Uma coisa é certa: seu calvário será usado por escolas de direito do mundo inteiro para ensinar aos acadêmicos o que significa "lawfare".

    SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

    *

    Discordo do texto de Elio Gaspari. Lula sempre foi um mestre em mentiras utilitárias. Considera-se um líder de massas que acredita ser infalível, dizendo que jamais errou. O que fazer?

    IVANI CUNHA DI SARNO (São Paulo, SP)

    *

    Interessante a reportagem sobre a juíza e seus posicionamentos, mas a Folha se esquece das entrevistas e opiniões na imprensa do onipresente Gilmar Mendes. A juíza usa um meio particular para se manifestar, é uma cidadã como qualquer outra, com suas preferências. Sua decisão foi correta, atingiu os dois lados, não apenas os petistas. Já chega dessas ocupações por tudo e por nada, atrapalhando a vida de quem precisa e quer trabalhar.

    ANAMARIA MOLLO DE CARVALHO (Brasília, DF)

    *

    O comportamento da juíza Diele Denardin, a rusga entre Gilmar Mendes e Janot (ambos totalmente errados), a interdição do Instituto Lula e vários outros exemplos mostram o Estado de exceção judicial que vivemos e a parcialidade com que agem os magistrados. Coitados de nós, pobres mortais.

    FLÁVIO FONSECA (Mendes, RJ)

    *

    As várias versões de delatores da Odebrecht sobre os vários suspeitos dificultam a comprovação de suas afirmações. Para completar, surge o conflito entre o ministro Gilmar Mendes e o procurador-geral Rodrigo Janot, que já motivou inclusive uma reação da Ajufe. Somada ao exagero das notícias sobre o depoimento do ex-presidente Lula, a Lava Jato começa a caminhar para uma situação que pode levar ao seu esvaziamento, o que é grave e preocupante.

    URIEL VILLAS BOAS (Santos, São Paulo)

    *

    MICHEL TEMER

    Muito interessante o presidente Temer pretender visitar Silvio Santos e ir parar em outra casa. Dá uma ideia da grande eficiência de seu governo.

    CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

    -

    DESIGN INTELIGENTE

    O Mackenzie criou um centro de "ciência, fé e sociedade", coordenado por um químico defensor do design inteligente, um movimento que questiona a teoria da evolução com argumentos pseudocientíficos. Se o design inteligente prevalecer, como explicar bactérias resistentes a antibióticos? Fósseis de dinossauros cobertos de penas? A semelhança entre humanos e macacos? As respostas estão na história evolutiva dos seres vivos. Sem a evolução, os biólogos do Mackenzie ficarão sem respostas.

    DIOGO MEYER, professor da USP (São Paulo, SP), e CHARBEL NIÑO EL-HANI, professor da Ufba (Salvador, BA)

    *

    Quando uma religião se mete a falar de ciência e de evolução, não fique com um pé atrás, fique com os dois! Fé é uma coisa; ciência é outra. Por favor, não vamos misturar as coisas.

    EDER RIZOTTO (Uberlândia, MG)

    -

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    A reforma da Previdência, no tocante às pessoas com deficiência, afronta direitos e a Convenção da ONU. O direito a pensão pela morte dos pais, hoje no valor de 70%, foi alterado para 10%, rompendo o contrato entre governo e cidadão. É preciso considerar dignidade humana e justiça social, não somente equilíbrio fiscal. A propaganda que o governo irá veicular com atleta com deficiência satisfeito com a reforma é enganosa. Quem neste país olha para as pessoas invisíveis?

    LENIR SANTOS, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (Campinas, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Sobre a coluna de Antônio Delfim Netto, acho que, se o Brasil moderar a taxação sobre o consumo e passar a taxar vigorosamente a renda, o patrimônio e os ganhos de capital, com certeza caberão muitos mais interesses sociais no PIB nacional, com a consequente melhor distribuição de renda, que é vergonhosa no Brasil (que o diga o sempre magistral Clóvis Rossi).

    LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

    *

    A coluna de Alexandre Schwartsman está irretocável, direta e didática. Maria Silva nega que haja intenção de trocá-la de posto, mas todos sabem que a pressão está ocorrendo e trata-se de questão de tempo até arrumarem um substituto que seja mandado pelos "privilegiados".

    DANIEL E. RAMOS MARINHO (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Beleza de crônica a de Francisco Daudt. Culpar Édipo é duro, é como transferir remorsos de nossa própria condição. Muitos pais não deixam os filhos crescerem, sufocando-os de amor egoísta. Amor é doação. Nossos filhos seguem seus caminhos. Está em nossas mãos dar a liberdade para suas vidas e para a construção de suas histórias. Temos de saber como controlar nossas saudades sem os choros e as maldades de nossas palavras.

    TEREZINHA DIAS ROCHA, poeta (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024