• Painel do Leitor

    Sunday, 19-May-2024 12:37:34 -03

    Possível prisão de Aécio amedronta toda a classe política, diz leitor

    21/06/2017 02h00

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Uma possível prisão não amedronta apenas o senador Aécio Neves, mas grande parte da classe política brasileira. Seu encarceramento abrirá jurisprudência e argumentos para fazer o mesmo com políticos de primeiro escalão que já estão na mira do MPF. Acredito que não só os tucanos como muitos dos que o criticam diante das câmeras estejam torcendo para que ele saia livre.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    *

    Com todo o respeito aos causídicos de Lula, ninguém está livre do "lapsus linguae" que revela mais do que esconde. Ora, a verdade trazida à Folha pelos advogados de Lula, como diz o título, é a verdade... de Lula. Como se explicam as caríssimas reformas no tríplex sob a supervisão da família dele se o imóvel não lhe interessa nem lhe pertence?

    GÉSNER BATISTA (Rio Claro, SP)

    *

    A encruzilhada de Sergio Moro: ou condena Lula sem provas no processo do tríplex, ou o absolve e fica constatado que tudo não passou de perseguição política. A primeira opção parece agradar mais a seu staff.

    EVALDO BARCELLOS (S. Rita do Passa Quatro, SP)

    *

    Parece que o deputado Alessandro Molon não tem muita noção de prioridade. Os que governaram 13 anos devem ser julgados antes de quem governou apenas um ano e está incriminado na mesma delação.

    ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

    *

    Estou preocupado com as pizzarias do Distrito Federal. A concorrência está muito desleal. Até o fim dos julgamentos elas irão à falência.

    JULIO EDISON LAGINI (Sumaré, SP)

    -

    GOVERNO ENCURRALADO

    Michel Temer agora chama o empresário Joesley Batista de bandido notório. Mas não foi esse o homem que ele recebeu furtivamente no Palácio do Jaburu e de quem ouviu o que ouviu sem tê-lo denunciado? Ah, já sei, naquela dia Temer ainda não sabia que o cara era um bandido, não é

    PAULO R. OLIVEIRA (São Paulo, SP)

    *

    E pensar que ainda há pessoas e partidos que esperam fatos novos para se posicionarem contra essa quadrilha que segue assaltando nossas riquezas e dignidade! Precisarão ver vídeos com o núcleo palaciano torturando filhote de panda, quebrando ovos de araras-azuis, assando peixe-boi?

    JOSE OLINDA BRAGA (Fortaleza, CE)

    *

    Dia após dia, vão se descobrindo as tramoias dessa turma que conspirou para ser governo. Eles só não contavam que seriam pegos, mesmo achando que suas vastas experiências no submundo legislativo pudessem tapar todos os malfeitos.

    JOSE GUILHERME SOARES SILVA (Uberaba, MG)

    -

    COLUNISTAS

    Como Hélio Schwartsman, também acredito que um sistema parlamentarista seria bem-vindo no Brasil. Não melhoraria, por si só, a qualidade dos políticos nem a dos eleitores, mas acredito que traria processos menos traumáticos.

    RODRIGO CAMPOS (São Paulo, SP)

    *

    O papel aceita qualquer coisa, e o papel da Folha, mais ainda. Há sempre espaço para os sofismas de "filósofos" como Joel Pinheiro da Fonseca. A "matéria-prima" da filosofia é a dúvida, mas eles, pasmem, só têm certezas e, misturando alhos com bugalhos sem a menor cerimônia, tentam provar o que lhes convém fazer acreditar a plateia, cuja credulidade sobejamente conhecem. É a filosofia de resultados em ação.

    CELSO BALLOTI (São Paulo, SP)

    *

    Criminalização do PT e disseminação do ódio a todos os que apoiam essa agremiação, sejam militantes, simpatizantes ou eleitores, são o ponto central da coluna de Joel Pinheiro da Fonseca.

    LUIZ PEDREIRA JÚNIOR (São Paulo, SP)

    *

    O colunista Alvaro Costa e Silva é muito inteligente e sensível. Vamos cortar um pouquinho mais na saúde e na educação, espremer o orçamento da segurança e, com certeza, vai sobrar um pouco mais para o Carnaval. Aliás, vamos dobrar a verba para o Carnaval. Carnaval em primeiro lugar.

    MARCELO CERQUEIRA (Presidente Prudente, SP)

    *

    Outra vez agradeço a Ruy Castro por suas crônicas. Que a do dia 19/06 seja lida por nossos parlamentares e que eles se sensibilizem para rejeitar a PEC que só acrescenta mais violência e vergonha ao nosso cotidiano já tão cruel, desta vez, então, atingindo seres indefesos em nome da cultura popular. Acho que a cultura nordestina tem valores mais nobres a serem preservados que a prática da vaquejada.

    BEATRIZ DE AZEVEDO SOUZA (Santana de Parnaíba, SP)

    -

    URBANISMO

    As pessoas dirigem com mais cautela e gentileza se há crianças nas ruas. Claro que há bairros mais amigáveis aos pedestres e as gestões das prefeituras (todas, sem debate partidário) poderiam fazer um esforço para melhorar. É realmente assustador que um pedido para pintar "devagar escola" na rua leve seis anos para ser avaliado pela CET.

    CARLOS LAVIERI (São Paulo, SP)

    *

    As ruas não são nada amigáveis para os pedestres. As calçadas estão cheias de buracos, as faixas de pedestre são completamente ignoradas pelos motoristas, os semáforos dão pouquíssimos segundos para atravessar a rua, há muita fumaça vinda dos veículos e dos cigarros. A vantagem é que a criança aprende desde cedo que precisa estar muito atenta ao andar pela cidade. Nada de andar olhando o celular, como no carro.

    STELLA MARINA RODRIGUES (São Paulo, SP)

    *

    Sobre a entrevista da urbanista Irene Quintáns, é necessário esclarecer que o programa Ruas Abertas não apenas foi mantido como será ampliado. Sobre a abertura indevida de ruas no início do ano, isso aconteceu por um equívoco da CET, que foi prontamente corrigido por ordem do prefeito João Doria —fato, aliás, noticiado pela imprensa.

    FABIO SANTOS, secretário especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024