• Painel do Leitor

    Saturday, 04-May-2024 16:33:12 -03

    Discurso de Temer é 'retórica de palanque eleitoral', diz leitor

    29/06/2017 02h00

    GOVERNO ENCURRALADO

    Se analisarmos os pronunciamentos de Temer, teremos a impressão de que estamos em pleno processo eleitoral. Em vez de se referir aos fatos investigados, estrategicamente vai na retórica dos palanques eleitorais. Desqualifica sistematicamente seu opositor, focando o Congresso, que poderá impedir que a denúncia chegue ao STF.

    NILSON MOLARO (Araraquara, SP)

    *

    Os fatos envolvendo figuras públicas que são flagradas em atos impróprios revelam a sua desfaçatez e hipocrisia. Especialmente no caso de Temer e de Lula, que atacam com vigor, ironia ou ameaça de retaliação aqueles cuja função é exatamente lançar luz sobre delitos cometidos por agentes públicos. Acusam e culpabilizam empresários, procuradores ou juízes, na tentativa de posarem de perseguidos políticos. De tanto insistirem em criar um "arremedo de realidade", perigam tornar-se desprezíveis.

    ÂNGELA L. S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

    *

    A emblemática foto da primeira página da Folha (28/6) retrata o ainda presidente Temer seguido de sua "tropa de choque". Todos com expressão grave, como se estivessem a caminho do cadafalso, preocupados, sem dúvida nenhuma, com seu futuro político. Certamente serão lembrados nas próximas eleições –ou melhor, esquecidos.

    MAURÍLIO POLIZELLO JÚNIOR (Ribeirão Preto, SP)

    *

    Será que o presidente Temer não tem um amigo sequer para lhe dizer que a sua biografia está irremediavelmente relegada a cantos de páginas e lhe resta apenas um ato de mínima grandeza, a renúncia silenciosa, sem muitas explicações? Após a sua saída, rito sumário obedecendo a Constituição e a chance de chegarmos razoavelmente seguros a 2018.

    MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

    *

    Feliz o fotógrafo que retratou a foto do presidente entrando no auditório do Planalto. A fisionomia dos poucos honestos que o seguiam expressavam a sensação de "o que é que eu estou fazendo aqui?", enquanto os demais culpados mostrava cumplicidade com o presidente.

    OSMAR G. LOUREIRO (Cravinhos, SP)

    *

    Ao lermos as notícias veiculadas pela Folha sobre o comportamento, tanto no Brasil quanto no exterior, de nosso presidente da República, não nos restam mais dúvidas : Michel Temer é o Odorico Paraguaçu paulista.

    TABAJARA NOVAZZI, advogado (São Paulo, SP)

    -

    PASSAPORTES

    A Policia Federal suspendeu a emissão de passaportes por falta de recursos. E para onde está indo a taxa que pagamos? Milhares de pessoas devem estar com viagens marcadas. Quem vai pagar essa conta? A corda sempre arrebenta do lado mais fraco. O maior problema é que a imagem do governo Temer está desgastada pelos boatos de corrupção e, certamente ele não resolverá essa questão, já que a relação com a PF está tensa.

    REINALDO ADRIANO SVERSUTI (Curitiba, PR)

    *

    A suspensão vai frontalmente de encontro ao direito constitucional de cada brasileiro de ir e vir conforme seu desejo. A PF, que deveria zelar por ela, desrespeita a Constituição, como acontecia nos países da cortina de ferro.

    PETER JANOS WECHSLER (São Paulo, SP)

    *

    A que ponto chegamos. Não faltam recursos, mas vergonha na cara. Isso é chantagem explícita da PF contra o governo, o qual quer derrubar. Que troquem a direção da PF já!

    NÁDIA LARDO SANCHEZ (Botucatu, SP)

    LAVA JATO

    O juiz Sergio Moro condenou João Vaccari, e o TRF-4 o absolveu. Para que estudar direito na faculdade?

    LUCIANO VETTORAZZO (São José do Rio Preto, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Hélio Schwartsman não encontra explicação para a inexistência de movimento popular forte exigindo a saída de Temer. A explicação é simples: o povo não sai às ruas porque ninguém mandou sair. O presidente que faça algo que desagrade à classe empresarial e, no dia seguinte, as ruas estarão cheias de gente batendo panelas e berrando slogans sem saber exatamente o que está reivindicando.

    JOSÉ R. PIACEZZI (São Bernardo do Campo, SP)

    *

    Impressionante como, em suas colunas, Ruy Castro execrava o PT na figura da então presidente Dilma e, agora, se alinha ao governo Temer. A de 28 de junho é exemplar: o governo por um fio, apoiando-se em políticos acusados pela Lava Jato e sendo apoiado por eles, e o colunista se limita a atacar FHC porque este resolve dizer o óbvio.

    MARCELO SAMPAIO (São José dos Campos, SP)

    *

    A coluna "Palófi! Dove anos de plisão!", de José Simão, afirma que a gestão João Doria enterrará pessoas de baixa renda em pé. Essa informação foi divulgada erroneamente por "O Estado de S. Paulo" na sexta (23) e corrigida no mesmo dia. Quando houver a concessão de fato, o concessionário poderá fazer uma alteração nas quadras gerais que aumentará a capacidade de sepultamentos desses espaços. Serão instalados jazigos com gavetas que comportem até três caixões na posição horizontal. Em nenhum momento afirmamos que as pessoas seriam enterradas na posição vertical.

    WILSON POIT, secretário municipal de Desestatização e Parcerias (São Paulo, SP)

    -

    NOVO CD DE CHICO

    Apesar de denúncia de Rodrigo Janot e da defesa histérica do presidente Michel Temer, a notícia mais importante do dia é o lançamento de um novo CD de Chico Buarque com inéditas. Só mesmo esse genial brasileiro para me fazer esquecer por alguns instantes um presidente medíocre.

    MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

    -

    SEGURANÇA

    Excelente o texto "Tentações autoritárias", em que os autores abordam, com propriedade e realismo, o caótico quadro atual da segurança pública no Brasil. Efetivamente, "a deterioração da política e a petulância dos corruptos" concorrem, sobremaneira, para o agravamento da crise. Aos que desconhecem, informamos: os policiais de São Paulo amargam três anos sem reposição das perdas salariais decorrentes da inflação. Precisa dizer mais?

    JARIM ROSEIRA, presidente da seção de São Paulo da International Police Association (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024