• Painel do Leitor

    Saturday, 04-May-2024 09:58:21 -03

    Raquel Dodge merece voto de confiança da população, diz leitor

    30/06/2017 02h00

    SUCESSÃO NA PGR

    A futura procuradora-geral merece o crédito inicial do povo! O tempo confirmará se ele foi merecido ou não. Quanto a Temer, reunir-se com Gilmar para depois indicar Raquel Dodge é um atitude altamente suspeita, mas, vindo dele, não se pode esperar hombridade. A melhor Justiça sempre será o voto impecável do povo brasileiro!

    EDSON MACHADO ALENCAR FILHO (Maceió, AL)

    *

    O fato de Temer escolher a segunda colocada dos três indicados, sem seguir uma tradição iniciada alguns anos atrás, está sendo exageradamente focalizado e repetido pela mídia. Se os indicados são mais de um, o presidente pode escolher quem quiser. Tradição não é lei e não deve sobrepujar liberdade de escolha nem ser motivo de perplexidade.

    MOISÉS SPIGUEL (São Paulo, SP)

    -

    GOVERNO ENCURRALADO

    Não há como defender Temer, mas me causa espanto constatar que, sem sombra de dúvidas, são os Batistas os maiores "propineiros" da história deste país —e quem mais ganhou dinheiro à custa do povo brasileiro, especialmente no governo Lula.

    ANTONINHA HENRIQUES LINARES (São Paulo, SP)

    *

    Ao ler os jornais, a gente se depara com corrupção em todos os níveis e desrespeito ao povo. Não pode haver esperança enquanto os brasileiros não tiverem a opção de votar em políticos honestos, que não estejam comprometidos com corporações. Não há esperança enquanto grande parte do povo continuar votando nos corruptos, com grande capacidade persuasiva sobre cidadãos humildes e de baixa instrução.

    EDUARDO BAUER (São Paulo, SP)

    *

    Acredito que a desesperança se apossou dos manifestantes. Rico ou pobre, ilustre ou anônimo, ninguém estabelece agenda para governar visando aos interesses do povo. Só se percebe corporativismo e manutenção de privilégios. Um dia desses o gigante pode acordar.

    CARLOS A. DUARTE NOVAES (Mogi das Cruzes, SP)

    -

    RENAN CALHEIROS

    Para o senador alagoano, uma das vergonhas da política nacional, ou as coisas são como ele quer ou ele será contra. Vai ser difícil consertar este país com políticos dessa envergadura.

    ANTENOR BAPTISTA (São Paulo, SP)

    -

    TETO DO FUNCIONALISMO

    É preciso que fique registrado, para o caso de São Paulo entrar em situação de insolvência, como ocorreu com o Rio, que uma das causas disso será a aprovação da PEC que eleva o teto salarial do funcionalismo estadual. É imoral.

    GIOVANI COMPAGNO (Ribeirão Preto, SP)

    -

    PASSAPORTES

    Se os "leitores" que reclamaram da PF por causa dos problemas com a emissão dos passaportes tivessem tido o cuidado (ou a inteligência) de pesquisar para onde vai a GRU (taxa paga para a sua emissão), teriam aprendido que ela, a taxa, vai para o Tesouro Nacional, e não para a PF. Se alguém está impedindo o direito de ir e vir, ou não tem vergonha na cara, certamente não é a PF, mas quem comanda o Tesouro. Antes de escrever com o fígado, alguns deveriam se informar melhor. Mais pós-verdades...

    ANTONIO PEDRO DA SILVA NETO (São Paulo, SP)

    -

    EMAGRECEDORES

    Tempos difíceis os nossos em que a segurança do cidadão é ignorada. Uma hora o governo autoriza medicação que coloca em maior risco a vida dos portadores de câncer, outra é o Congresso que autoriza a venda de inibidores de apetite, contrariando o parecer da Anvisa. Fica a pergunta no ar: estão a serviço de quem? Lamentável!

    MARIA LÚCIA BRESSANE CRUZ (Campinas, SP)

    *

    O Congresso deveria se preocupar com o que é de sua alçada. Tanta coisa séria para ser feita e querem se meter no que não conhecem!

    JONATHAN A. DAMBROS (São José dos Pinhais, PR)

    -

    COLUNISTAS

    Sou leitora assídua e não vejo a hora de chegar o dia da publicação das colunas de Jairo Marques. Quero dizer o quanto admiro a sua maneira de expressar o cotidiano, sua garra, sua força de vontade e, principalmente, admiro seu bom humor. Para mim é fundamental essa vontade de ser feliz, e a sua forma peculiar de escrita me dá ânimo para seguir em frente.

    ROSANA PAZ COUTINHO GARCIA (São Paulo, SP)

    -

    UM MUNDO DE MUROS

    A série sobre o muro na fronteira do México com os EUA é politicamente correta e condizente com historinhas de cunho humanitário para emoldurar suas críticas ao "malvadão" Trump. Convenientemente, esquece que, na história humana, foi a Muralha de Adriano que garantiu a segurança do Império Romano contra invasões das tribos bárbaras. Sem falar na Muralha da China, que barrou as invasões mongóis.

    PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)

    -

    LULA

    A Folha ignora provas da inocência de nosso cliente expostas nas alegações da defesa no caso do tríplex. O imóvel foi dado pela OAS Empreendimentos S/A em garantia de operações financeiras, como a cessão fiduciária, cujo beneficiário é o FGTS, administrado pela Caixa. Pinheiro mente ao dizer que transferiu o apartamento a Lula, em 2009.

    CRISTIANO Z. MARTINS E VALESKA T. MARTINS, advogados do ex-presidente Lula (São Paulo, SP)

    -

    GESTÃO DORIA

    Sobre "Doria faz poupança para tocar obra em ano eleitoral", a tese exposta no título está incorreta, uma vez que a prefeitura tomou medidas austeras para garantir a continuidade da prestação de serviços ao longo do ano e honrar despesas carimbadas e fixas, como o pagamento do funcionalismo. Os dados reportados à Folha —entre eles a quebra na expectativa de receita e os esforços de redução de despesas, omitidos pelo jornal— mostram uma gestão financeira prudente, nunca eleitoreira.

    FÁBIO SANTOS, secretário especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

    *

    A tática do prefeito Doria de criar uma poupança para turbinar o ano eleitoral com inaugurações pode se tornar um medicamento para paciente morto. Isso não altera a visão interna de seu partido, totalmente rachado em relação à sua possível candidatura. A estrada é longa e tortuosa para o finado PSDB.

    ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024