• Painel do Leitor

    Sunday, 19-May-2024 12:04:44 -03

    Leitores criticam atitude de senadoras ao barrar sessão no Senado

    12/07/2017 02h00

    CONFUSÃO NO SENADO

    Um erro não justifica o outro. Se a reforma é ruim, o dever da oposição é votar contra —e só. Eu só ouço e leio golpistas, todo o tempo. Pergunto: quem elegeu essa gente?

    NURUARA MARA OSTI (Santa Rosa, RS)

    *

    Com medo de ver o dinheiro dos sindicatos deixando de ser usado nas suas campanhas, a oposição ocupa mesa, xinga, cospe na cara... Os partidos de esquerda se comportam mais ou menos como uma criança mal-educada de quatro ou cinco anos ao ser contrariada.

    LAURA COUTINHO VASSALLI (Juiz de Fora, MG)

    *

    As senadoras que ocuparam a tal mesa do Senado estão certas. A maioria da população brasileira está contra as reformas trabalhista e da Previdência. Eunício só defende o interesse de uma parcela mínima dos endinheirados. Democracia verdadeira é quando os políticos representam os interesses de 99% da população, não só de 1%... Eunício e seus interesses são contra a democracia

    ROGERIO LUSTOSA BASTOS (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    GOVERNO ENCURRALADO

    As ostensivas movimentações na CCJ da Câmara, com a troca de titulares por deputados alinhados com Temer, revivem o modus operandi de Eduardo Cunha quando do julgamento de sua cassação. Esse tipo de manobra transforma o processo legislativo em teatro do absurdo. A cada dia Michel Temer fica mais parecido com Eduardo Cunha, a ponto de não mais diferenciarmos um do outro em termos de comportamento ético e institucional.

    JOSÉ TADEU GOBBI, publicitário (São Paulo, SP)

    *

    O advogado do presidente Temer, Antonio Claudio Mariz, desafia com toda a veemência qualquer pessoa a provar que o presidente foi o destinatário dos R$ 500 mil reais da mala. Se a filmagem foi real e não ficção científica, gostaria então de sugerir a ele, com todo o respeito, que dissesse quem recebeu aquela importância, para assim acabar com as dúvidas sobre o caso. Não deixo de reconhecer, por outro lado, seu esforço em defender o presidente.

    DIRCEU MENDES DA SILVA (São Paulo, SP)

    *

    Creio que Temer seria melhor aproveitado como técnico estratégico da seleção. Troca ministros, remaneja 20 deputados e pode vencer por 38 a 28. Ele é realmente um fenômeno.

    EDUARDO BAUER (São Paulo, SP)

    *

    O PSDB não aproveitou a reunião no Palácio dos Bandeirantes para discutir o que fazer com o senador Aécio Neves? Seu suposto crime não teria o mesmo peso do imputado ao presidente Temer? Por essa razão, ao propor deixar o governo, alguns caciques tucanos fazem o jogo do PT e da esquerda festiva.

    PEDRO GOMES DE MATOS NETO (Fortaleza, CE)

    *

    O PSDB fez o que sempre soube fazer: ficar em cima do muro. Um dos enroscos no partido é Aécio Neves, flagrado agora com gravações e palavrões, mas que já pretendeu ser ministro da Juventude e Turismo de FHC, segundo as memórias do ex-presidente. O fisiologismo não é exclusividade do PMDB, é da política das oligarquias no poder.

    ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

    -

    SAÚDE

    Esclarecemos que nenhum transplante de intestino foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, nem mesmo o da "mulher adulta" citada no texto "Pais de crianças com doença grave no intestino brigam por transplante". Mantemos com o Ministério da Saúde um projeto que contribui para a incorporação de técnicas assistenciais, como reabilitação intestinal e desospitalização, que visam a recuperação e a melhora da qualidade de vida de pacientes com síndrome do intestino curto. No momento, nenhum paciente internado no Hospital Menino Jesus tem indicação de transplante intestinal. Todos são potencialmente reabilitáveis e o tratamento é financiado pelo SUS.

    JOÃO SEDA, médico cirurgião do grupo de transplante de fígado do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo, SP)

    *

    NOTA DA REDAÇÃO - O texto foi corrigido e uma errata foi publicada.

    *

    A reportagem "Quase 40% dos brasileiros não sabem seu tipo sangue, aponta pesquisa" traz já na chamada um equivocado conceito de que as pessoas devem conhecer seu tipo sanguíneo, quando, na verdade, essa informação tem pouca ou nenhuma utilidade. No momento de uma doação ou recepção de um produto sanguíneo, não se pode confiar na informação dada pelo doador ou pelo paciente. O teste é sempre realizado por motivos óbvios de segurança. O foco do problema é o baixo estoque de nossos bancos de sangue.

    RENATO KFOURI, médico (São Paulo, SP)

    *

    Sobre "Rio Grande do Sul terá oftalmologista a distância para reduzir filas", a teleoftalmologia há mais de cinco anos traz benefícios à rede pública de saúde de São Paulo, e já beneficiou mais de 20 mil pacientes. O projeto de avaliação oftalmológica a distância em hospitais e clinicas gerais, lançado pelo governo estadual em parceria com o Instituto da Visão, SPDM e Unifesp, apresenta mais de 80% de resolução.

    RUBENS BELFORT JUNIOR, oftalmologisa e professor da Unifesp (São Paulo, SP)

    -

    SEMÁFOROS

    A CET esclarece que ampliar a manutenção para 6.399 semáforos, ao contrário do que previa a licitação anterior, é avançar significativamente na resposta às falhas apresentadas na cidade, não podendo ser considerada um "remédio paliativo". O valor de R$ 40 milhões para a manutenção de toda a rede é 84% inferior ao gasto no contrato anterior, encerrado em dezembro, e que previa a manutenção de um número reduzido de semáforos, sem modernizar o sistema. A CET já elabora um estudo para a nova licitação, que irá modernizar 100% da rede ainda nesta gestão.

    EDUARDO GUEDES, coordenador de imprensa da CET (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024