• Painel do Leitor

    Friday, 03-May-2024 13:53:35 -03

    'Sinto vergonha de ser brasileira', diz leitora sobre votação na Câmara

    04/08/2017 02h00

    DENÚNCIA CONTRA TEMER

    Em 2018, teremos a chance de varrer essa turma do mapa político. Comigo não tem essa de votar "no menos ruim". Se não houver nenhum candidato sério e que mereça o meu voto, irei de nulo. Doze deputados federais do meu Estado votaram pelo arquivamento da denúncia. Espero que o povo guarde o nome de todos eles para dar a resposta no ano que vem. Sinto uma vergonha imensa de ser brasileira

    SELENE ALMEIDA (Belém, PA)

    *

    O uso da máquina pública de maneira desavergonhada pelo presidente Michel Temer para salvar seu cargo terá consequências no agravamento da nossa infindável crise política e (principalmente) econômica. Todos nós pagaremos mais uma vez o pato.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    *

    O silêncio das panelas no meu bairro foi sepulcral! Seria vergonha ou aprovação tácita à feira livre no Congresso, da qual só vai sobrar a "xepa"?

    JORGE LUIZ PADILHA (Belo Horizonte, MG)

    *

    Vimos com pesar que os deputados estão divididos em três grupos: Fica Temer, Fora Temer e (a maioria) "$alve Temer".

    CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

    *

    Seria injusto e imoral Temer ser afastado da Presidência enquanto os irmãos Batista passeiam livres, leves e soltos em Nova York. Fim da linha para Janot. Que continue atirando o que resta de suas flechinhas em outra vizinhança.

    LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

    *

    Nas próximas eleições, teremos uma grande renovação no Parlamento. Diremos "não" a quem disse "sim" e mostraremos que o eleitor tem memória.

    MAURO MACHADO GONZAGA (Monte Carmelo, MG)

    *

    Curioso o fato de vários deputados terem justificado o seu voto pelo prosseguimento das investigações por serem contra as reformas, quando o que estava em julgamento era uma acusação de corrupção contra o presidente. Vale lembrar que acusações de corrupção também pesam contra líderes importantes dos seus partidos.

    MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

    *

    Quem vai pagar caro não é o governo. Quem está pagando caro somos nós!

    IVAN GUEDES (Guarulhos, SP)

    -

    OAB

    O artigo do advogado Paulo José Iász de Morais é revelador do estado de anomia do Judiciário. Ao sentenciar que o Judiciário não é palco para disputas políticas, apenas comprova o grau de alienação da OAB em relação ao país. Enquanto magistrados como Gilmar Mendes submetem as normas legais aos seus interesses pessoais e políticos, a entidade que um dia já foi um bastião da legalidade no Brasil se perde em discursos vazios, que buscam esconder a sua completa inação diante do descalabro judicial do país.

    JOÃO DE DEUS SOUZA SILVA (Presidente Prudente, SP)

    -

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    O ministro da Fazenda demonstrou seu desejo de ver a reforma da Previdência aprovada pela Câmara até outubro. No final desse mês, estaremos há menos de um ano das eleições de 2018. Como é muito alto o índice de rejeição ao que sobrou da proposta original e muitos candidatos ainda querem ficar bem perante suas bases, não me surpreenderei se essa discussão ficar para o início de 2019.

    LUIS BORGES (Belo Horizonte, MG)

    *

    As demissões para terceirização já estão agendadas, os perdões a dívidas foram concedidos, Temer bloqueou a investigação e agora precisa cortar os gastos decorrentes de tantas concessões. Vem mais coisa contra o trabalhador e não será bom para quem tem ou tinha emprego. Mas devo dizer que o brasileiro merece tudo isso e muito mais por se omitir. Por largar de lado a defesa de seus direitos. Quem tentou lutar foi rotulado e hostilizado.

    WAGNER SANTOS (Ribeirao Preto, SP)

    -

    NEYMAR NO PSG

    Jogar no Barcelona, entre os maiores craques, tem um lado bom e um ruim. Craques são um bom suporte, mas também podem ser sombras. Agora, Neymar será o craque maior do PSG. Há riscos na empreitada, mas faz parte. Também houve riscos na mudança para o Barcelona. Quanto ao dinheiro, se o time tem, não vejo problema. Duro é por aqui, onde times falidos pagam fortunas.

    HERCULANO JÚNIOR (Campinas, SP)

    *

    Acho inacreditáveis os valores envolvidos nessa negociação. Nós, brasileiros, que temos nossos problemas graves de saúde, infraestrutura, segurança e corrupção, podemos ficar tranquilos, pois um de nós está muito bem de vida e vale todo esse dinheiro. Mas isso é o capitalismo. O PSG pagou porque quis.

    REINALDO CUNHA (Passo Fundo, RS)

    *

    Tem gente achando essa cifra surreal, mas, convenhamos, Neymar também é um jogador das galáxias. Além disso, existe a lei da oferta e da procura. Se os dirigentes pediram esse valor pela rescisão, não podem alegar que ela estoura o teto da Uefa.

    RUY MEDEIROS (Sorocaba, SP)

    -

    SEM-TETO

    A reportagem "Prefeitura de SP retira sem-teto debaixo de viaduto do Centro" erra em afirmar que se tratava de uma ação de retirada de pessoas em situação de rua do viaduto Júlio de Mesquita Filho. O local receberia uma ação de zeladoria. Os moradores somente foram retirados após o incêndio causado por um deles, o que gerou riscos para as famílias. Dos 98 moradores da área, 60 foram acolhidos em abrigos da prefeitura. Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social seguem abordando as pessoas que recusaram um primeiro atendimento.

    LUCAS TAVARES, chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024