• Painel do Leitor

    Thursday, 02-May-2024 23:18:12 -03

    'A negação de Cunha é a maior prova da certeza', diz leitor sobre Funaro

    16/10/2017 02h00

    DELAÇÃO DE FUNARO

    Cunha sempre mentiu, consistentemente, desde o caso do dinheiro na Suíça. Sendo assim, tudo o que Funaro disse deve ser verdade. A negação de Cunha, por inferência, é a maior prova da certeza.

    EDUARDO GIULIANI (São Paulo, SP)

    *

    Aos poucos a farsa do golpe vai sendo revelada. Criminosos tiraram o governo Dilma com apoio de milhares de otários que agora se fingem de mortos.

    ANDRE BARRETO (Campinas, SP)

    -

    SINDICATOS

    Conceitos fantásticos começam a fazer parte do cotidiano de sindicatos : racionalização de custos e estruturas, parcerias com entidades privadas, valorização de quem paga e busca por agradar os sindicalizados. Antes tarde do que nunca. Parabéns ao Brasil pelo novo sindicalismo que floresce. Já não aguentava mais o sindicalismo voltado a sustentar politicamente seus caciques corruptos.

    EMERSON SANTOS DE LIMA (Brasília, DF)

    *

    Sindicatos deixaram de ser símbolo de luta pelos direitos dos trabalhadores. São sedes de partidos políticos, que colocam os interesses partidários acima de qualquer coisa.

    CLAUDIA ZULIAN (Goiânia, GO)

    *

    A engrenagem é muito simples, nobres sindicalistas. De agora em diante, a regra será igual à aplicada aos seus sindicalizados. Vocês trabalham e depois recebem. Sindicatos não precisam ser extintos, são agentes importantes, mas que comecem a trabalhar de verdade em prol do trabalhador. Assim, ganharão confiança e utilidade, e a contribuição, agora voluntária, virá naturalmente.

    RONAN WIELEWSKI BOTELHO (Londrina, PR)

    -

    STF E SENADO

    Por enquanto. só estou de olho. Porém, se a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, reincidir na acomodatícia tática dos panos quentes, serei obrigado a admitir que há um notório descompasso entre a teoria e a prática da ilustre magistrada: durona no discurso, mas complacente nas ações.

    JOAQUIM QUINTINO FILHO (Pirassununga, SP)

    *

    Na última terça-feira (10), o vilipendiado povo brasileiro ouviu o deputado Bonifácio de Andrada defender a tese de que as denúncias de obstrução da Justiça e participação em organização criminosa contra Michel Temer não passavam de um conluio orquestrado pela PGR, juntamente com o MPF e a PF, com o objetivo de desestabilizar o país. Como se não bastasse, no dia seguinte viu a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, fechar um acordo com o Senado para proteger políticos acusados de corrupção. Precisamos pensar urgentemente no que fazer.

    GABRIELA COSTA (Porto Alegre, RS)

    -

    COLUNISTAS

    Absolutamente pertinente o tema abordado por Lira Neto em "Abominável mundo novo". Inúmeros estudos apontam que as habilidades socioemocionais garantem empregos e interações saudáveis em sociedade, mesmo em nossa realidade de tecnologia onipresente. O que será então dessas crianças e adolescentes que crescem como zumbis em bolhas virtuais áridas de valores humanos significativos? Onde estão seus pais e educadores que as deixam desprotegidas em ambientes de vícios e violência? Protestando contra o nu em museus?

    YARA DE BARROS (Campinas, SP)

    *

    Excelente o artigo do colunista Lira Neto. É preciso que as pessoas percebam que, enquanto propostas questionadoras do "status quo" vigente nas artes e presentes em espaços públicos são tomadas como blasfêmia e apologia à pedofilia, é no silêncio dos celulares que mora o verdadeiro perigo. A internet expõe os adolescentes a conteúdos impróprios. Isso, sim, causa preocupações em termos de formação e proteção das futuras gerações.

    PAULO FERNANDO CAMPBELL FRANCO (Santos, SP)

    *

    Como sempre, Hélio Schwartsman traz lucidez em casos complicados, como o do artista nu na exposição. Para a mãe, era a chance de ensinar a criança sem conotação sexual e de modo lúdico. Para a criança, o homem estava brincando de boneco de pano. Para os paranoicos e maldosos, era caso de polícia. A mania de querer obrigar os outros a serem e pensarem conforme um padrão é o que une esquerda e direita. É necessário bom senso, não autoritarismo.

    RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

    *

    Hélio, como não reconhecer ou identificar possível trauma para a infância com a nudez de estranhos? Há algo de tendencioso nesse pensamento filosófico. Realmente, o homem é o lobo do homem.

    JORCELIO RAMOS DA SILVA (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    JOÃO DORIA

    A foto da página A4 da edição de domingo (15) não retrata um passeio. A Folha desinformou o seu leitor. O prefeito João Doria estava em deslocamento de um compromisso para outro, ao lado do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, na lancha da prefeitura local. Como é sabido, as pessoas costumam se mover de um ponto a outro de barco. O jornal poderia ter aproveitado o espaço para noticiar a assinatura do acordo de cooperação cultural e artística entre São Paulo e a cidade de Veneza.

    FABIO SANTOS, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

    *

    RESPOSTA DA EDITORA-ASSISTENTE DE PODER, LETÍCIA SANDER - O acordo de cooperação entre as duas capitais está registrado na legenda da foto em questão.

    *

    Sobre a foto do prefeito João Doria em Veneza, penso que ele está se preparando para as chuvas de verão em São Paulo.

    WALTER DE CILLO BODRA (São Vicente, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024