• Painel do Leitor

    Sunday, 28-Apr-2024 08:31:21 -03

    É preciso um projeto de educação sério para ter um país justo, afirma leitor

    DE SÃO PAULO

    30/10/2017 02h00

    GUSTAVO FRANCO

    O economista Gustavo Franco fala de políticas liberais, ajuste econômico, reforma da Previdência e controle de gastos públicos, isso é música para o tal mercado. Mas, independentemente disso, o mais importante para fazer do Brasil um país justo, com maior riqueza e melhor distribuição de renda, é ter um projeto de educação sério, como houve na Coreia do Sul ou no Japão. Aí, pode ser de direita, de esquerda, liberal que não vai ter quem segure, mas quem quer fazer isso?

    ROGERIO SOARES (Santo André, SP)

    -

    LAVA JATO

    Discordo do leitor Osvaldo C. Tavares (Painel do Leitor, 26/10), que culpa o ex-procurador Rodrigo Janot pela lentidão da recuperação econômica. Se não houvesse nenhum indício de crime, as investigações nem teriam começado. Se não se pode condenar sem provas, também não se pode deixar de investigar frente a indícios graves. Quanto à lentidão do Congresso, as investigações são e serão sempre uma desculpa dos que estão lá apenas para fazer o pé-de-meia e se autoproteger.

    SERGIO APARECIDO NARDELLI (São Paulo)

    -

    PRÉ-SAL

    O resultado do leilão do pré-sal, que de fato ficou abaixo das expectativas, evidencia que pouco a pouco o Brasil se recupera dos estragos causados por mais de 13 anos do PT no poder. Participaram do leilão 14 empresas estrangeiras e voltou a haver disputa. O próximo passo é substituir o regime de partilha pela concessão.

    ELIAS MENEZES (Belo Horizonte, MG)

    -

    COLUNISTAS

    A memória do futebol brasileiro mais uma vez agradece a Paulo Vinícius Coelho. A sua coluna de domingo ("As grandes viradas) é para ser guardada.

    IVAN SOTER (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Gostaria de agradecer a Fernanda Torres pelas brilhantes crônicas. Somente através delas sinto um pouco de orgulho de ser brasileiro.

    PAULO CESAR FRANCISCO HENRIQUES (Rio de Janeiro, Rio)

    -

    SÉRGIO CABRAL

    É um desserviço a *Folha se posicionar a favor de um réu que levou o Rio à falência, com três condenações que ultrapassam mais de 50 anos de prisão. De acordo com o Ministério Público, ele foi o chefe da organização criminosa que levou o Estado a essa situação de calamidade. Cabral está indo para onde estão outros chefes de organizações criminosas, assim como ele.

    HEVERTON-CRISTHIÉ SOUZA COSTA LEMOS (Sardoá-MG)

    *

    O excelente editorial da Folha, aliado ao inspirado artigo de Elio Gaspari, ambos denunciando o abuso na transferência do ex-governador Sérgio Cabral para o presídio de segurança máxima de Mato Grosso do Sul, mais que efusivos aplausos na denúncia do arbítrio judicial, evoca o célebre "Juiz de Paz na Roça" de Martins Pena que resume todo o episódio:

    Juiz: Você replica? Olhe que mando para a cadeia.

    Manuel André: Vossa Senhoria não pode prender-me à toa; a Constituição não manda.

    Juiz: A Constituição!... Está bem!...Eu, o Juiz de paz, hei por bem derrogar a Constituição! Sr. Escrivão, tome termo que a Constituição está derrogada, e mande-me prender este homem.
    Manuel André: Isto é uma injustiça!

    Juiz: Ainda fala? Suspendo-lhe as garantias...

    Manuel André: É desaforo...

    Juiz, levantando-se: Brejeiro!... (Manuel André corre; o Juiz vai atrás) Pega... Pega...Lá se foi... Que o leve o diabo. (Assente-se) Vamos às outras partes.

    ALBERTO ZACHARIAS TORON, advogado (São Paulo, SP)

    -

    PEDESTRES E CICLISTAS

    Sou ciclista e acho correta a multa ciclistas e pedestres. Mas, se os agentes não conseguem nem sequer fiscalizar os motoristas que dirigem carros pendurados no celular, fora os alcoolizados e os drogados, como fiscalizarão os ciclistas e os pedestres?.

    ADEMIR AMARAL (São Paulo, SP)

    -

    PROTESTANTISMO

    Cumprimento a Folha pelo caderno sobre os "[500 anos do protestantismo]":http://arte.folha.uol.com.br/poder/2017/500-anos-de-reforma-protestante/de-lutero-a-universal/(29/10). Trata-se de uma síntese completa da história do cristianismo, de extraordinário interesse para todos os que se interessam pela compreensão do controvertido tema.

    ZELMO DENARI (Presidente Prudente, SP)

    -

    FOME

    Em relação à reportagem "Pobres de SP passam fome com dieta repetida e dependência de doações, o nome correto do programa de distribuição de leite do governo do Estado é Vivaleite. O programa distribui leite "in natura" enriquecido com vitaminas para crianças e idosos e é uma das mais reconhecidas políticas de segurança alimentar do país.

    FLORIANO PESARO, secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024