• Painel do Leitor

    Thursday, 02-May-2024 17:20:52 -03

    Antes de nos impor reformas, os culpados devem ser punidos, diz leitor

    03/12/2017 02h00

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    Excelente o pensamento da juíza. É lamentável que um governo sem credibilidade use todo o aparato e o dinheiro público para mentir e manipular. Esses políticos precisam aprender que devem governar para o povo e não para seus grupos. O país quebrou? Então, antes de nos impor reformas que custem o nosso sangue, os culpados devem ser severamente punidos.

    MATHEUS TEODORO SILVA FILHO (Curitiba, PR)

    *

    Em defesa dos privilégios injustificáveis e inaceitáveis, levanta-se a casta dos servidores públicos de todos os Poderes. Dizer que regimes previdenciários diferenciados para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada são garantia de isonomia é brincar com a inteligência do povo. Trabalhei desde os sete anos e me aposentei aos 65, continuo trabalhando duro e sei que houve e há roubalheiras, mas a reforma e a unificação dos regimes são necessárias.

    EDMAR LÁZARPO BORGES (Goiânia, GO)

    *

    Em um país onde juízes pisam na Constituição e legislação, não chega a causar espécie quando se manifestam em processos nos quais estão diretamente envolvidos na condição de parte. É lamentável.

    CARLOS SOUZA (São Paulo, SP)

    *

    Reforma da Previdência? Ok, a população envelhece, a expectativa de vida aumenta, claro. Mas façamos uma discussão aberta e sem subterfúgios.

    CONCEIÇÃO APARECIDA GOMES (Mogi das Cruzes, SP)

    -

    PIB

    Considerando que seja verdadeiro o conteúdo da manchete e do editorial ("Razões para otimismo" ), podemos concluir que está tudo bem no Brasil nos aspectos econômico, de produção, de emprego, de crescimento. Logo, podemos supor não haver necessidade de outro ajuste e muito menos de prejudicar ainda mais o povo com a reforma da Previdência. Ou não?

    JOSÉ CLÁUDIO MOSCATELLI (Sertãozinho, SP)

    -

    *SORTEIO DA COPA

    O que mais me revolta em Del Nero é a agressão à nossa inteligência, ao dar desculpas esfarrapadas ao fato de não viajar ao exterior. Ora, qualquer criança intelectualmente bem dotada sabe o motivo pelo qual ele não viaja ("Del Nero é o único presidente que faltou ao sorteio", "Esporte", 2/12).

    FRANCISCO SOBREIRA (Natal, RN)

    *

    Mais uma vergonha nacional. Essa gente não pode sair do Brasil. Ficam "exilados" do resto do mundo, onde a impunidade não é aceita como aqui.

    LUÍS MARIO D. TOMMASI (Rosário do Sul, RS)

    *

    Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup
    Maradona beija Pelé, que chega de cadeira de rodas ao sorteio dos grupos da Copa, em Moscou

    Eu me emocionei ao ver Pelé numa cadeira de rodas no Kremlin, beijado por Maradona e apertando a mão de Putin. Grande fotografia para a posteridade.

    BISMAEL B. MORAES (Guarulhos, SP)

    -

    Lula não deveria escrever uma carta ao povo brasileiro, mas sim uma carta a ele mesmo, ao PT e aos partidos que o apoiaram. O povo não quer cartas, não quer discursos, não quer propaganda política; o povo quer respeito como cidadão, quer oportunidades econômicas e moralidade na política. Antes de escrever, que Lula reveja as bases éticas que defendeu durante muitos anos e que esqueceu quando foi governo.

    JONY PERBONI (Curitiba, PR)

    -

    COLUNISTAS

    Sobre a coluna de Bernardo Mello Franco, é muito preocupante a atuação de membros do Ministério Público numa arapuca dessas. Ainda mais se existe alguma ligação com igreja, qualquer igreja. Só nos faltava um absurdo assim. Mas que medo eles têm das urnas! É um medo tão grande que até afasta a prudência.

    VERA MARIA DA COSTA DIAS (Porto Alegre, RS)

    *

    A batalha final, nos termos de Bernardo Mello Franco, soa como se a eleição de 2018 fosse o juízo final, cujo feitor salvador é a Força Tarefa da Lava Jato. Está faltando bom senso a esse pessoal que instiga o povo a promover julgamento sumário e aplicar a pena com as próprias mãos.

    NILBERTO RAFAEL VANZO (Cascavel, PR)

    *

    Louvável a pregação de André Singer contra a violência entre esquerda e direita. O articulista, no entanto, comete um equívoco: a briga não é entre direita e esquerda, mas sim da sociedade brasileira contra a corrupção avassaladora que se instalou no país.

    JOSÉ LOIOLA CARNEIRO (São Paulo, SP)

    -

    DESIGUALDADE SOCIAL

    Ainda há quem defenda o capitalismo, desprezando o fato de os ricos serem ricos por explorarem os mais pobres. Quem põe comida na mesa do patrão é o trabalhador explorado. Não há mérito em ficar rico à custa de escravos.

    ERNESTO PICHLER (São Paulo, SP)

    -

    REALEZA BRITÂNICA

    Além da questão racial envolvendo o príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle, chamou-me a atenção que a casa real britânica não ousou colocar obstáculos para o amor dos noivos, como o fez com Charles e Camila, resultando na infelicidade conjugal entre Charles e Diana. Mais uma vez o amor venceu. Viva o amor de Harry e Meghan. Adoro finais felizes!

    ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024