• Painel do Leitor

    Wednesday, 01-May-2024 20:21:39 -03

    Reforma tem que ser de moral da elite de privilegiados no Brasil, diz leitor

    16/12/2017 02h00

    PREVIDÊNCIA

    A coluna "Painel" informa que grupos do Judiciário aplaudiram o adiamento da reforma da Previdência, por um texto que os privilegie. Continuaremos na mesmice se os políticos continuarem decidindo em favor de minorias, esquecendo-se de que todos são iguais perante a lei. O Brasil tem é que passar por uma grande reforma moral dessa elite de privilegiados.


    OTÁVIO DE QUEIROZ (São Paulo SP)

    *

    O trabalhador brasileiro deve resistir a pagar a conta à luz das aposentadorias indecentes do funcionalismo público e demais desperdícios. O equilíbrio deve vir com a tributação de grandes fortunas, grandes heranças e grandes ganhos de capital auferidos pelos ricos do país, o mais leniente do mundo com sua casta superior. Chegou a hora de os ricos caírem na realidade.


    ANTONIO CAMARGO (São Paulo, SP)

    *

    Bastante simplista e equivocada a tentativa dos leitores Osvaldo Cesar Tavares e Pedro Gomes Neto de transferir a responsabilidade do adiamento da Reforma da Previdência ao PSDB. O partido tem apenas 46 dos mais de 500 votos e fechou questão sobre o tema, coisa que nem partidos diretamente envolvidos com o governo fizeram –e os que fizeram também não estipulam punição. Se não há votação é porque não houve a articulação necessária, responsabilidade do governo.


    PEDRO TOBIAS, presidente do PSDB-SP (São Paulo, SP)

    -

    LULA

    Lula, Cabral e Picciani eram unha e carne até bem pouco tempo, agora precisam de apresentação. Aonde foi parar todo aquele embevecimento, fartamente documentado? Para desespero geral da nação, apenas dois deles estão presos. O outro, que pegava tudo emprestado de amigos, já não reconhece ninguém. Como assim?


    RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

    *

    Na pressa em atirar tecladas na Lava Jato, Reinaldo Azevedo demonstrou desconhecimento ímpar sobre o mundo jurídico. Um culpado quer o julgamento lento para usufruir os benefícios dos inocentes. O inocente quer o julgamento célere para que saia de sua cabeça a espada da culpa. Não sei se Lula é um ou outro. Sendo inocente, um julgamento rápido dará a ele a tranquilidade de quem tem a consciência limpa. Se culpado, tirará de seus ombros a capa da impunidade. Todo apoio à Lava Jato.


    NELI APARECIDA DE FARIA, advogada (São Paulo, SP)

    -

    MIANMAR

    O planeta assiste à brutal tragédia com violência física e sexual contra os rohingya em Mianmar. Esse é o mundo em que as intolerâncias raciais, religiosas e xenófobas estão acima da solidariedade ("Militares de Mianmar mataram pelo menos 6.700 rohingyas, afirma ONG", http://folha.com/no1943207, 14/12).


    JOSE PEDRO NAISSER (Curitiba, PR)

    -


    p(gallery). Rainha da Sofrência

    MARÍLIA MENDONÇA

    Agradeço à Folha por me informar que a cantora Marília Mendonça é a mais ouvida no Brasil, superando nomes como Michael Jackson e Renato Russo em consultas na internet ("Música muito popular brasileira", 15/12). Como bom dinossauro, confesso a minha total ignorância e desatualização musical, pois nunca tinha ouvido falar nela e nem ouvido alguma de suas canções. Chico, Gil, Elis, Tom, Vinicius, João Gilberto, Beatles e companhia viraram passado. Admirável mundo novo.


    RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

    -

    LUIZ CARLOS MACIEL

    Muito bem lembrada na coluna de Ruy Castro a figura ímpar de Luiz Carlos Maciel. Embora não tenha tido o destaque merecido, Maciel foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros dos últimos 50 anos, não apenas com relação à contracultura, em que foi pioneiro no Brasil, mas também nas artes cênicas e televisivas –culturais, enfim. A Folha fica nos devendo uma grande matéria sobre a importância intelectual desse pensador, mesmo que Ruy tenha prestado uma singela homenagem. Como ele gostaria, com uma flor.

    MARTIN CEZAR FEIJÓ, professor de comunicação e escritor (São Paulo, SP)

    -

    CRISE ECONÔMICA

    Dizem que essa crise é a pior de todas. Mas quem vê e ouve a propaganda de entes públicos poderia achar o contrário. Há euforia como nunca. Se não vejamos: a Petrobras usa preços internacionais mas alardeia coisas que 90% ou não leem ou não entendem. A Sabesp anuncia que empresta material para Estados do Nordeste( é campanha eleitoral?). A Prefeitura de São Paulo anuncia asfaltamento de ruas como se fosse um fato inédito. E assim vamos. Dinheiro correndo fácil.


    LUIZ GORNSTEIN (São Paulo, SP)

    -

    EXAMES PERICIAIS

    O Instituto Pro Bono avalia como importante avanço a medida da Secretaria de Segurança Pública de SP de prever que o IML possa produzir exames periciais a pedido da Defensoria Pública. Um exemplo decorre da experiência dos advogados do instituto, que atuaram em mais de 650 audiências de custódia no último ano. Dessa prática decorre a convicção da importância de laudos acessíveis, por peritos independentes, a pedido da defesa dos presos pobres já atendidos pelo serviço público.


    MARCOS FUCHS, diretor executivo do Instituto Pro Bono (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024