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DE SÃO PAULO

31/08/2016 02h00

O leitor Marco Vazquez reclama que empresas terceirizadas de cobrança contratadas pela Vivo estão ligando para cobrá-lo fora do horário comercial, como nos finais de semana e à noite.

Marco lembra que a prática é ilegal segundo o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que versa sobre utilizar de constrangimento ou de procedimento que exponha o consumidor injustificadamente a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer, sob pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Resposta - A Telefônica Vivo informou ter tomado as providências para que o leitor não volte a receber as ligações nos horários citados. Reitera, no entanto, que ele possui pendências e poderá receber cobranças.

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Queixa de Silvio César dos Santos: estorno não realizado

Leitor relata que teve que cancelar viagem comprada na Latam Travel por problemas de saúde da mulher, que passou por cirurgia. Após quase dois meses, ainda não recebeu o estorno no cartão de crédito.

Resposta da Latam Travel

Informa que entrou em contato com o leitor por e-mail e prestou os esclarecimentos.

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Queixa de Maria Helena Ferreira Batalha: spam de operadora

Leitora reclama de mensagens insistentes da Claro com oferta de pacotes da operadora. Segundo ela, a frequência é tamanha que atrapalha até mesmo o uso do aparelho –uma vez deletada, outra é recebida.

Resposta da Claro

Diz ter informado a leitora que caso está sob análise. Retornará quando concluída.

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Queixa de Pety Dellane Fanti: desconto não efetuado

Após sinistro, leitora recebeu como oferta da seguradora um desconto na franquia ou o uso de carro reserva. Ela optou pelo veículo, mas mudou de ideia e, mesmo sem utilizar o carro suplente, não recebeu o desconto.

Resposta da Itaú Seguros

Diz que entrou em contato com a leitora e que a questão foi solucionada.

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Queixa de Silvio Pereira e Silva: bilhete não entregue

Leitor diz que segunda via de Bilhete Único para deficiente solicitada no início do mês não foi entregue e que o telefone para atendimento não responde. O bilhete que ele tem está falhando, o que gera transtornos.

Resposta da SPTrans

Diz que o pedido já foi concluído e que o bilhete está em processo de envio.

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