[an error occurred while processing this directive]

DE SÃO PAULO

02/03/2013 08h20

Um dia após a morte de um torcedor boliviano durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro (Bolívia), pela Libertadores da América, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu que o time paulista disputaria suas partidas desfalcado, sem contar com seu décimo segundo jogador, a fiel torcida.

Siga o Painel do Leitor no Twitter

Na quarta-feira (20), o jovem boliviano Kevin Espada, 14, morreu depois de ter sido atingido por um sinalizador disparado por um membro da torcida do Corinthians durante a partida em Oruro.

Penalizado pela Conmebol, o atual campeão da Libertadores deve realizar suas partidas na competiçãosem sua torcida, o que acarretará prejuízo financeiro ao clube e à própria Conmebol, já que deixará de arrecadar cerca de R$ 4 milhões em apenas três jogos.

A direção Corinthians divulgou nota onde afirma que "a punição é injusta, na medida em que prejudica diretamente o direito de inocentes".

Não é o que pensam os leitores da Folha. Para 66% deles, o time deve, sim, pagar pelo ato de seus torcedores que vão aos estádios e cumprir a decisão imposta pela Conmebol.

Do outro lado, 34% dos leitores crêem que o Corinthians foi punido injustamente, pois a segurança no estádio boliviano foi falha e a decisão da confederação atingiu torcedores do time indiscriminadamente.

No total, 924 pessoas votaram na enquete do Painel do Leitor.

Jorge Abrego - 23.fev.2013/Efe
Parentes e amigos acompanham o enterro de Kevin Espada, morto durante o jogo entre San José e Corinthians, na Bolívia
Parentes e amigos acompanham o enterro de Kevin Espada, morto durante o jogo entre San José e Corinthians, na Bolívia

Na quarta-feira (27), o Corinthians fez seu primeiro jogo pela Libertadores com os portões fechados.

A partida contra o Millionarios (Colômbia) teve apenas quatro torcedores, que conseguiram entrar no estádio do Pacaembu, em São Paulo, após obterem uma liminar na justiça de SP.

O time venceu por 2 x 0 o Millionarios e rendeu a melhor audiência do futebol na Globo neste ano.

OSCAR

Na semana passada, o Painel do Leitor perguntou aos leitores quem levaria o Oscar de melhor filme.

Para a maior parte dos leitores da Folha (26%), o drama histórico dirigido por Steven Spielberg, "Lincoln", deveria ter ganhado o prêmio, ficando a frente de "Django Livre", de Quentin Tarantino (16% dos votos), e de "Argo", do diretor e ator Ben Affleck (15% dos votos).

Quem ganhou o Oscar de melhor filme foi "Argo", que levou ainda o prêmio de melhor roteiro adaptado e montagem. A premiação aconteceu na noite de domingo (24), em Hollywood (EUA).

[an error occurred while processing this directive]