• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 11:56:14 -03

    Ex-ministro do Supremo terá passaporte diplomático

    FLÁVIA FOREQUE
    MATHEUS LEITÃO
    DE BRASÍLIA

    04/05/2013 03h45

    O Itamaraty concedeu ontem passaporte diplomático ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau e a sua mulher, Tânia Marina.

    O benefício, concedido graças a pedido do presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, dá acesso a fila de entrada separada e tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática. Em alguns destinos que exigem visto, o passaporte o torna dispensável.

    A concessão teve como base o seguinte trecho do decreto que regulamenta o documento: "Conceder-se-á passaporte diplomático às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do país".

    Alan Marques - 16.jun.2010/Folhapress
    Ex-ministro do Supremo Eros Grau
    Ex-ministro do Supremo Eros Grau

    O Itamaraty informou que a justificativa apresentada foi a de que ministros aposentados participam com frequência de eventos internacionais.

    Eros Grau foi o quarto ministro do STF nomeado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tomou posse em 2004 e se aposentou em 2010, pouco antes de completar 70 anos, idade-limite para permanência de um ministro.

    Segundo reportagem da revista "piauí" em 2010, Eros Grau tem dois apartamentos na França: um em Paris e outro em Honfleur, norte do país.

    A Folha deixou dois recados para o ex-ministro. Ele não ligou de volta até a conclusão desta edição.

    Procurado pela reportagem, o STF informou que se trata "apenas da renovação de um documento que todos os ministros (ativos ou aposentados) do STF têm".

    O diretor-geral do Supremo, Miguel Campos, disse que todos os ministros aposentados gozam dessa prerrogativa diplomática, uma vez que o cargo é vitalício.

    O decreto de fato prevê a concessão a ministros do STF, mas não cita os aposentados. Segundo o Itamaraty, oito deles têm passaporte diplomático. O cálculo considera aqueles que receberam o documento após a saída da corte.

    HISTÓRICO

    Em janeiro de 2010, a Folha revelou que filhos e netos de Lula haviam recebido, a pedido do ex-presidente, passaportes diplomáticos, também "por interesse do país".

    As reportagens geraram uma ação do Ministério Público Federal. Dos cinco filhos que receberam o passaporte, quatro devolveram e um outro teve o documento cancelado pela Justiça.

    O Itamaraty resolveu alterar as regras de emissão 19 dias após a primeira reportagem: agora, só com "solicitação formal fundamentada" e com a divulgação no "Diário Oficial da União".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024