• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 11:50:37 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Presidente do PT pede a militância que faça doações para Genoino

    MARINA DIAS
    DE SÃO PAULO

    10/01/2014 16h57

    O presidente nacional do PT, Rui Falcão, publicou uma nota oficial no site do partido nesta sexta-feira (10) conclamando a militância petista a contribuir com doações para ajudar José Genoino a pagar a multa de R$ 667,5 mil estipulada pelo (STF) Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão.

    Falcão afirma que a sentença é "indevida e desproporcional", mas que precisa ser cumprida.

    "Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha", diz o texto.

    De acordo com petistas, Dirceu, Delúbio e João Paulo também colocarão no ar sites como o de Genoino, para recolher contribuições em dinheiro.

    O PT não pode usar recursos do Fundo Partidário com esse objetivo, mas deve organizar alguns eventos, como jantares, para fazer a arrecadação. A pedido do presidente nacional, o setorial jurídico do partido fará o acompanhamento para garantir a legalidade de todo o processo.

    APOIO A GENOINO

    Familiares e amigos do ex-presidente do PT José Genoino publicaram um site central na noite de quinta-feira (9), como informou a Folha, para receber doações que ajudarão a pagar a multa estipulada para o petista.

    "Cumprir a pena e pagar a multa não significa reconhecer a culpa", disse à Folha Miruna Genoino, filha do petista. Intitulado "Parceiros da família Genoino", o site recupera a história de militância de Genoino e destaca que o petista "sempre esteve ao lado do povo, da democracia e das lutas sociais".

    Confira abaixo a íntegra da nota:

    Nota do PT Nacional

    O presidente nacional do PT, Rui Falcão, conclama os militantes, filiados, simpatizantes e amigos(as) do PT a contribuírem para o pagamento da multa injustamente imposta ao companheiro José Genoino Neto.

    Embora indevida e, além disso, desproporcional, trata-se de sentença judicial, obrigando, portanto, ao seu cumprimento.

    Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha.

    As contribuições devem atender aos requisitos legais de origem e identificação do doador, com RG e CPF.

    A conta corrente aberta para a contribuição ao Genoino é: José Genoino Neto, Caixa Econômica Federal - Agência: 0269, Conta Poupança: 013.22277-7.

    Rui Falcão
    Presidente Nacional do PT

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024