• Poder

    Friday, 03-May-2024 05:24:49 -03

    Em atitude rara, deputado vira garoto-propaganda de cerveja

    RANIER BRAGON
    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    06/02/2014 12h03

    Principal estrela da seleção brasileira tetracampeã do mundo em 1994, o ex-atacante Romário, deputado federal a partir de 2011, é desde o final do mês passado garoto-propaganda da cerveja Devassa.

    O contrato, cujos valores não foram revelados nem pela empresa nem pelo ex-jogador, constitui fato no mínimo raro em Brasília, o de um político que mediante remuneração aceita estrelar a campanha publicitária de uma empresa.

    A Folha consultou vários funcionários e órgãos técnicos da Câmara nos últimos dias e nenhum deles disse ter registro de precedente. Romário é o principal nome do PSB no Rio de Janeiro e é cotado para disputar o Senado em outubro.

    Eleito com mais de 147 mil votos em 2010, a sexta maior do Estado, ele aparece em duas propagandas da cerveja na TV jogando pelada nas praias do Rio.

    Veja vídeo

    "O espírito da pelada está em todo o brasileiro, e o sabor desse espírito tá em cada Devassa. Vem pra pelada, o lado Devassa do futebol", diz o deputado em um dos comerciais. Ele também será o garoto-propaganda da Devassa no Carnaval carioca, ao lado da atriz Grazi Massafera.

    A área técnica da Câmara afirmou que, a princípio, não há impedimento legal em um deputado virar garoto propaganda de uma empresa particular, embora a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que nunca analisou caso similar, possa ter posição diversa. Romário afirmou à Folha que sua atuação como deputado não está "em negociação".

    "Quem está na TV emprestando sua imagem a uma peça publicitária é o ex-jogador de futebol, um campeão mundial que integra o imaginário popular brasileiro, isto fica muito claro na campanha", diz ele.

    "Como deputado federal, sou completamente independente e respondo, exclusivamente, pelo interesse da população brasileira e do estado do Rio de Janeiro. Minha atuação não está em negociação", acrescentou. A Brasil Kirin, fabricante da Devassa, não comentou.

    Um caso que se aproxima da situação de Romário é a dos ex-governadores Leonel Brizola (RS e RJ) e Paulo Maluf (SP), que nos anos 90 foram garotos-propaganda do sapato 752 da Vulcabras. Na época, porém, nenhum exercia mandato. Brizola, segundo a agência de publicidade, não cobrou cachê, apenas a coleção do sapato.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024