• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 10:22:38 -03

    Dilma confirma saída de Pimentel e convida Borges para Desenvolvimento

    TAI NALON
    DE BRASÍLIA

    13/02/2014 17h00

    A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quinta-feira (13) a indicação de Mauro Borges para o cargo deixado pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

    Depois de enfrentar dificuldades para encontrar um empresário para o lugar de Pimentel, que vai se candidatar ao governo de Minas Gerais, Dilma decidiu nomear o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) interinamente. A tendência, entretanto, é que seja confirmado no posto depois, conforme a Folha adiantou ontem.

    Dilma chegou a convidar para o posto os empresários Josué Gomes da Silva (Coteminas), filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011), e Abílio Diniz (BRF), que não aceitaram o convite.

    A presidente queria aproveitar a saída de Pimentel, seu amigo, para atrair um empresário para sua equipe em busca de melhorar a interlocução com o setor. Dilma foi muito criticada por ouvir pouco o empresariado e ter um estilo intervencionista.

    Divulgação/ABDI
    O presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, vai assumir interinamente pasta do Desenvolvimento
    O presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, vai assumir interinamente pasta do Desenvolvimento

    Em nota (veja íntegra abaixo), a presidente agradeceu "a dedicação, competência e lealdade de Fernando Pimentel no comando do MDIC ao longo dos últimos três anos".

    Pimentel é o terceiro ministro petista que deixa o governo neste ano para disputar as eleições. Antes dele, saíram Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde), que vão se candidatar aos governos do Paraná e de São Paulo.

    Falta ainda à presidente decidir qual vai ser o espaço de partidos aliados entre seus ministérios –sobretudo o do PMDB, rachado com o governo. A reforma ministerial só deve ser concluída na última semana deste mês.

    *

    VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA:

    A presidenta Dilma Rousseff aceitou nesta quinta-feira (13) o pedido de demissão do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

    O seu lugar será ocupado interinamente pelo economista Mauro Borges, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

    A presidenta agradeceu a dedicação, competência e lealdade de Fernando Pimentel no comando do MDIC ao longo dos últimos três anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024