• Poder

    Sunday, 16-Jun-2024 20:58:15 -03

    Integrantes do MST protestam durante visita de Dilma a cidade mineira

    PAULO PEIXOTO
    ENVIADO ESPECIAL A GOVERNADOR VALADARES (MG)

    17/02/2014 10h59

    Uma semana após o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ter sido recebido por Dilma Rousseff em Brasília, os integrantes da organização rural voltaram a realizar uma manifestação contra a gestão federal na manhã desta segunda-feira (17) em Governador Valadares, durante viagem da presidente a Minas Gerais.

    Um pequeno grupo de MST, que protestou junto com servidores da saúde municipal, cobrou da presidente agilidade na realização da reforma agrária, mas sem acreditar que Dilma os atenderá.

    Na semana passada, os sem-terra do MST foram recebidos por Dilma um dia depois de realizarem um protesto em Brasília, no qual 30 policiais se feriram após confronto com os manifestantes.

    "No último ano, o governo Dilma assentou menos gente do que o governo militar do [general Ernesto] Geisel [1974-79]. Foram somente 5.000 famílias assentadas no ano passado", disse Ênio Bohnenberger, coordenador nacional do MST.

    Paulo Peixoto/Folhapress
    Integrantes do MST protestam durante visita da presidente Dilma Rousseff em Governador Valadares (MG)
    Integrantes do MST protestam durante visita de Dilma em Governador Valadares (MG)

    A presença do MST para manifestar na viagem da presidente reuniu um grupo da região do Vale do Rio Doce. Bohnenberger disse que a presidente chamou o MST para conversar após os protestos de Brasília, mas que ela "não ofereceu nada".

    "A Dilma deu um sinal: o governo está priorizando o modelo do agronegócio e com isso está expulsando mais gente do campo e aumentando os problemas sociais", disse o dirigente.

    Dilma foi a Valadares para participar da formatura de mais uma turma do ensino técnico (Pronatec) e para entregar máquinas a prefeitos da região. Ela não viu os manifestantes, que se aglomeraram em frente à entrada do público para o evento em um clube da cidade. Os servidores da saúde cobravam da prefeitura, comandada pelo PT, o pagamento de horas extras atrasadas desde dezembro e o plano de cargos e salário.

    NOVA PROMESSA

    Em entrevista a uma rádio local, Dilma prometeu levar a duplicação do trecho norte da BR-381 até Governador Valadares. Antes estavam previstas apenas melhorias no trecho ligando Belo Oriente a Valadares, num total de aproximadamente 80 km.

    De Belo Horizonte a Valadares são pouco mais de 300 quilômetros de rodovia perigosa, com alto número de acidentes. Há duas décadas o governo federal promete duplicar a rodovia, mas isso nunca aconteceu.

    Parte das licitações já foram feitas e outros lotes ainda precisam ser licitados. As promessas do governo petista têm sido motivos de críticas constantes do seu opositor do PSDB, o senador Aécio Neves, pré-candidato ao Planalto na disputa eleitoral deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024