• Poder

    Sunday, 19-May-2024 12:15:13 -03

    Hackers invadem conta do secretário de Planejamento de SP no Twitter

    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    18/02/2014 00h45

    O secretário de Planejamento do Estado de São Paulo, Julio Semeghini (PSDB), teve sua conta no Twitter invadida por hackers na noite desta segunda-feira (17).

    Numa postagem, o grupo Anonymous assume a autoria do ataque virtual, que mira diretamente o governador Geraldo Alckmin e outros políticos do PSDB.

    Na conta de Semeghini foram postadas diversas mensagens sobre o caso Siemens, que investiga formação de cartel e pagamento de suborno a agentes públicos nos governos do PSDB no Estado.

    Algumas delas, acusam o próprio secretário de ter recebido dinheiro de empresas investigadas por suposta participação no esquema. Ele não está entre os citados na investigação que corre sobre o caso no STF (Supremo Tribunal Federal).

    Reprodução
    Hackers invadem conta do secretário de Planejamento de SP, Julio Semeghini (PSDB), no Twitter
    Hackers invadem conta do secretário de Planejamento de SP, Julio Semeghini (PSDB), no Twitter

    As mensagens começaram a ser publicadas por volta de 23h30. "As multinacionais Alstom e Siemens ajudaram a financiar a campanha de Geraldo Alckmin em 2002", diz um dos textos. "Envolvidas em corrupção, multinacionais fizeram doações para Alckmin e tucanos como José Aníbal, Julio Semeghini e Barros Munhoz", diz outra postagem.

    Aníbal é secretário de Energia de São Paulo. Munhoz é deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa. Apenas Aníbal é citado por delatores do esquema no processo que corre no Supremo como destinatário de propinas. Ele nega todas as acusações e acionou judicialmente o responsável pela denúncia.

    Os hackers também fizeram ataques à mídia. "Foda-se o PSDB. Foda-se a imprensa", escreveram. Diversas imagens foram usadas para ilustrar os textos que foram apagados cerca de cinquenta minutos depois. A Folha não conseguiu localizar Semeghini para comentar o caso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024