• Poder

    Wednesday, 26-Jun-2024 05:53:39 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Lula recomenda 'conversar' e 'trabalhar' com o PMDB

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    ENVIADA ESPECIAL A SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

    14/03/2014 20h50

    Em meio à revolta na base de apoio do governo federal no Congresso, liderada pelo PMDB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite desta sexta-feira (14) que é preciso "trabalhar com o PMDB independentemente do que falam algumas personalidades" do partido.

    "É preciso conversar com as pessoas do PMDB, porque eu acho que temos muito, muito a trabalhar", afirmou, em seguida.

    Lula fez a recomendação durante evento do PT no Paraná em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Ele falava da campanha à Presidência em 2006, quando não teve, inicialmente, o apoio do PMDB no Paraná, mas conseguiu reuni-lo depois em torno de sua candidatura.

    No evento, que reuniu cerca de mil militantes do PT, Lula ainda fez críticas à imprensa, a quem acusou de ter "preconceito" contra seu governo e o de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.

    "Eu imaginei que a imprensa fosse tratá-la [Dilma] com respeito, que fosse ser mais verdadeira", disse. "Mas eu estou boquiaberto. O preconceito contra Dilma é muito maior do que tinham contra mim. Porque o preconceito é contra a mulher."

    Lula disse que o PT e sua gestão no governo federal "incomodam muito" a imprensa e a oposição, porque o partido "conseguiu fazer o que outros não fizeram". "O ódio que alguns têm de nós é por ver filha de empregada cursando universidade federal."

    ELEIÇÃO

    O petista exaltou a gestão de Dilma e disse que fará "todo sacrifício" e "viajará por quantos lugares for necessário" para vê-la reeleita. "É de nossa obrigação e responsabilidade não permitir que este país viva uma aventura", disse. "Fazer discurso é fácil."

    O evento funcionou também como incentivo à candidatura da ex-ministra da Casa Civil e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao governo do Paraná, que estava no palco ao lado de líderes do PDT, PMDB e PC do B.

    "Eleger uma moça como essa não é difícil. É só a gente querer", disse Lula, se referindo à pré-candidata petista.

    Lula brincou dizendo que já havia pago R$ 40 mil em multas por ter pedido votos para Dilma antes da campanha de 2010. "Se eu continuar falando e for multado, vocês vão ter que fazer não uma vaquinha; vão ter que fazer uma boiada."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024