• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 05:34:23 -03

    Comissão da Câmara para investigar Petrobras terá maioria governista

    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    18/03/2014 19h16

    A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobras será composta por oito deputados, sendo cinco governistas e três oposicionistas. Os trabalhos serão coordenados pelo terceiro-secretário da Casa Maurício Quintella (PR-AL).

    Os congressistas vão acompanhar o caso da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas a companhias de petróleo e que é suspeita de ter pago suborno a empresas em vários países, incluindo o Brasil.

    A Folha revelou na semana passada que a Polícia Federal decidiu investigar as suspeitas de que funcionários da Petrobras receberam propina da fornecedora holandesa.

    O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deu prazo até quarta-feira (19) para que os partidos façam suas indicações. O PT vai discutir com aliados as indicações. A ideia é formar maioria para evitar que a comissão explore politicamente os fatos e desgaste a empresa.

    Entre os três nomes da oposição, os deputados Carlos Sampaio (PSDB-SP), que é promotor de Justiça, e Fernando Franceschini (SDD-PR), delegado da Polícia Federal, devem ser indicados. O DEM deve optar pelo deputado Onyx Lorenzoni (RS).

    A ideia da oposição é começar os trabalhos tentando reunir informações junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) e ao Ministério Público Federal para depois realizar viagens à Holanda e aos Estados Unidos.

    A comissão terá um custo para a Câmara, mas ainda não foi calculado. Quando houver as viagens, o Congresso vai pagar passagens e hospedagens, além de uma diária de US$ 428.

    Apesar de a comissão não ter poderes de investigação de uma CPI, como convocação de testemunhas e quebra de sigilo, a medida é vista pelo governo como negativa para a imagem da estatal.

    A comissão foi aprovada na semana passada em meio a uma crise do Planalto com partidos da base aliada insatisfeitos com os rumos da reforma ministerial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024