• Poder

    Sunday, 05-May-2024 04:36:05 -03

    Órgãos das Forças Armadas afirmam colaborar com as investigações

    DE SÃO PAULO

    23/03/2014 03h10

    Responsável por intermediar a relação entre a Comissão da Verdade e as Forças Armadas, o Ministério da Defesa informou que "apenas quatro pedidos de informações aguardam resposta dos comandos militares".

    Segundo a pasta, de um total de 30 requisições, 26 já foram respondidas, sendo que 12 foram enviadas com a apresentação de documentos.

    "O Ministério da Defesa não faz juízo sobre as respostas que envia à Comissão da Verdade. Procura simplesmente cumprir seu papel institucional, e cooperar em tudo o que pode para atender os pedidos que lhe são formulados", disse, em nota.

    A Marinha, por sua vez, informou que é rigorosa no "cumprimento das leis e dos regulamentos", e que "continuará contribuindo com as tarefas do Ministério Público Federal, da Comissão Nacional da Verdade, ou de outro órgão do Estado com competência em realizar diligências sobre quaisquer temas de interesse da sociedade, colocando-se à inteira disposição para o atendimento de qualquer demanda que esteja ao seu alcance".

    A Força ressalta que os documentos que tinha sobre a ditadura foram encaminhados ao Arquivo Nacional.

    A Aeronáutica informou que "tem contribuído com a Comissão da Verdade e outros órgãos governamentais para o cumprimento de suas atividades".

    Já o Exército, também procurado, não respondeu.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024