• Poder

    Monday, 06-May-2024 07:50:15 -03

    Site da Câmara dos Deputados trata golpe de 64 como revolução

    DO UOL, EM SÃO PAULO

    26/03/2014 19h30

    O site da Câmara dos Deputados tratou o golpe de 1964 como uma revolução em um texto sobre os 50 anos da deposição do ex-presidente João Goulart. O texto foi publicado na seção "Escrevendo a História", na qual são lembrados fatos importantes da história do Brasil.

    Revolução foi e ainda é o termo usado pelos militares e apoiadores do golpe para conferir caráter positivo à derrubada de Jango. O emprego da expressão causa revolta entre vítimas do regime militar e historiadores.

    Algum tempo após a publicação, o site da Câmara trocou as expressões revolução por golpe, mas o termo ainda aparece quando o texto é compartilhado em redes sociais, como o Facebook.

    Reprodução/Camara.leg.br
    Site da Câmara dos Deputados trata golpe de 64 como revolução
    Site da Câmara dos Deputados trata golpe de 64 como revolução

    O texto faz uma cronologia de acontecimentos ocorridos entre 1960 e 1964 que culminaram com a deposição de Jango. Antes do golpe, o ex-presidente nunca teve apoio do Congresso Nacional para implementar as chamadas reformas de base. Todas as propostas enviadas por Jango ao Legislativo eram derrotadas.

    Em um trecho da cronologia, a Câmara sustenta que uma parcela da sociedade (a esquerda) queria uma "revolução" e outra defendia o golpe. "Com o passar dos dias, aumenta perigosamente a tensão política e social, com um lado se encaminhando para a revolução e o outro para o golpe de Estado."

    A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Câmara e aguarda um posicionamento sobre a escolha do termo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024