• Poder

    Thursday, 02-May-2024 14:11:06 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Com críticas a Dilma, PSC lança Pastor Everaldo à Presidência

    MATHEUS LEITÃO
    DE BRASÍLIA

    08/04/2014 19h24

    Com um discurso oposicionista, o PSC (Partido Social Cristão) lançou na tarde desta segunda-feira (8) a pré-candidatura do Pastor Everaldo à Presidência da República num auditório de um hotel no centro de Brasília com cerca de 200 correligionários.

    Citando trechos bíblicos, falando em milagres e agradecendo a igreja Assembleia de Deus "onde nasceu", o pastor Everaldo discursou por 38 minutos e criticou o governo Dilma Rousseff ao afirmar que "hoje está montada a lógica para se servir do Estado".

    Vice-presidente do PSC, Pastor Everaldo afirmou que pretende inverter essa "lógica com gente competente" e defendeu as privatizações. "Enquanto este governo estatizante, que hoje tem mais de 600 empresas que é sócio e mais de 200 estatais para negociatas e corrupção como acabamos de ver agora, [...] nós deixamos claros que somos privatizantes", disse.

    "Tudo que for possível tirar da mão do Estado, da corrupção para passar para a iniciativa privada, [nós faremos]. Vamos enxugar esse estado. O PSC não é camaleão com um discurso para cada plateia", afirmou.

    André Lobo - 10.set.2010/Divulgação/DS Comunicação
    Pastor Everaldo Dias Pereira (de terno) durante evento na cidade de Volta Redonda (RJ)
    Pastor Everaldo Dias Pereira (de terno) durante evento na cidade de Volta Redonda (RJ)

    Um dos dez partidos que apoiaram Dilma Rousseff oficialmente em 2010, o PSC é uma das legendas que deixou a coalizão da presidente. Sigla conservadora com posições "pró-família" e "contra o aborto", nos últimos anos o PSC foi um dos partidos pequenos que mais cresceu no Brasil.

    Em 2002, elegeu um deputado federal e teve 500 mil votos no país. Em 2006, conseguiu eleger nove deputados com 1,8 milhão de votos. Em 2010, foram 17 deputados eleitos e 3,1 milhões de votos.

    Na eleição de 2010, um dos deputados eleitos foi Marco Feliciano, com 212 mil votos. Controverso, Feliciano presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e foi acusado de racista e homofóbico por colegas parlamentares. Feliciano chegou ao lançamento da pré-candidatura atrasado –nos últimos minutos do evento.

    Em seu discurso, Pastor Everaldo defendeu a participação de Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos. Para o pré-candidato a presidente, Feliciano trouxe "para o debate o pensamento da família cristã". "Incluiu outras minorias que estavam esquecidas por aquele colegiado, sem excluir ou discriminar nenhuma outra minoria", disse.

    Antes de terminar o discurso, ainda elogiou o ex-presidente Itamar Franco, "que fez um governo de coalizão [olhando] para os interesses do país e não do partido".

    Pesquisa Datafolha realizada em fevereiro mostrou o Pastor Everaldo com 3% das intenções de votos para presidente. Em outro levantamento, feito em abril, o candidato do PSC caiu um ponto e ficou com 2%.

    Em entrevista ano passado ao jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, o publicitário Duda Mendonça, responsável pela vitoriosa campanha do ex-presidente Lula ao Planalto em 2002, afirmou que o pastor Everaldo tem potencial para chegar a 5% dos votos.

    LANÇAMENTO

    Com um atraso de uma hora, o lançamento da pré-candidatura do Pastor Everaldo durou mais de três horas, e teve discurso de outras dez lideranças do partido e até a exposição de um resumo do programa de governo.

    O ex-senador Marcondes Gadelha, coordenador do Programa de Governo, dividiu as propostas do PSC em três eixos: qualidade de vida, poder nacional e governança. Arrancou aplausos da plateia ao defender a redução da maioridade penal.

    Everaldo apoia campanhas desde a década de 1980: foi cabo eleitoral de Leonel Brizola em 1982 e não parou mais. Nascido em Acari, subúrbio do Rio, o pré-candidato tornou-se sócio de uma corretora de seguros, tendo começado como office-boy no setor. E formado em Ciências Atuariais –o conjunto de conhecimentos e cálculos usados para a elaboração de seguros.

    Vítor Jorge Abdala Nósseis, presidente do PSC e autor de um pedido de 2006 de impeachment de Lula, disse que a candidatura do Pastor Everaldo "resgatará os princípios da moralidade e do respeito". "Eu prefiro o sistema anglo saxão do que o ibérico. Veja o Barack Obama: ele já entra no assunto sem muita vaselina. Vamos transformar esse país em um lugar bom. A candidatura [do Pastor Everaldo] tem um sentido de redenção".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024