• Poder

    Saturday, 04-May-2024 17:02:03 -03

    TV Folha vai concentrar vídeos na web

    DE SÃO PAULO

    13/04/2014 03h40

    A partir de amanhã, todo o conteúdo produzido pela "TV Folha" passará a ser exibido exclusivamente na internet, nos sites da Folha e do UOL. Com essa mudança de estratégia, o "TV Folha" deste domingo —exibido na TV Cultura às 19h30 com reprise às 23h— será o último da série.

    Nos próximos dias, o canal da TV Folha no site da Folha será reformulado, agrupando todo o conteúdo em vídeos e artes animadas. O objetivo é criar o maior canal de vídeos na internet entre os jornais brasileiros.

    A Folha considera que a experiência do programa "TV Folha" na Cultura cumpriu seus principais objetivos: criar uma cultura de videojornalismo na Redação, inventar um formato inovador em relação ao telejornalismo tradicional e ampliar a audiência inicial do programa.

    O "TV Folha" foi criado a partir de um convite da TV Cultura, em 2011, para que a Folha e os jornais "O Estado de S. Paulo" e "Valor Econômico", além da revista "Veja", produzissem conteúdo em vídeo para fazer parte da grade da emissora. Só a Folha aceitou o desafio.

    A decisão de migrar essa experiência e o conteúdo dos vídeos exclusivamente para a internet procura atender ao desejo crescente dos internautas por esse tipo de conteúdo nos sites de jornalismo. Visa também suprir uma demanda cada vez maior do mercado publicitário de vincular anúncios a vídeos na web.

    Segundo dados da consultoria norte-americana eMarketer, a publicidade relacionada a vídeos na web cresceu 41% nos EUA em 2013. Neste ano, estão previstos outros 39% de incremento, atingindo cerca US$ 5,8 bilhões.

    Em pouco mais de dois anos, o "TV Folha" na Cultura terá exibido 110 programas dominicais, iniciados em 11 de março de 2012. Foram cerca de 700 reportagens, entrevistas e debates sobre os principais assuntos do noticiário nacional e internacional.

    No período, a audiência no horário principal do programa cresceu 40%, de uma média de 1 ponto em 2012 para 1,4 ponto em 2014. No horário da reprise, o ganho foi ainda maior: mais do que dobrou, da média de 0,4 ponto em 2012 para 0,9 ponto. Na soma dos dois horários, o Ibope do "TV Folha" saltou 65% entre 2012 e 2014, de 1,4 ponto para 2,3 pontos.

    Durante a cobertura das eleições municipais em 2012, o "TV Folha" na Cultura teve exibições ao vivo que chegaram a dar picos de audiência de 3 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

    Na internet, a audiência também foi crescente. O pico foram 2,3 milhões de views, em junho de 2013, com a cobertura dos protestos no país. Outras reportagens superaram 650 mil views.

    Nesses pouco mais de dois anos, o "TV Folha" recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Esso de "Melhor contribuição ao telejornalismo" pela cobertura dos protestos de junho de 2013.

    Durante a cobertura dos protestos, o "TV Folha" foi pioneiro no uso jornalístico de câmeras de vídeo "embarcadas" em drones e da tecnologia do Google Glass para captar a ação nas passeatas.

    Grande parte do material gravado pela TV Folha durante os protestos do ano passado está sendo convertido em um documentário, com estreia prevista para junho. O "TV Folha" também foi eleito, em 2013, como destaque do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) de 2013 no meio televisão.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024