• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 13:09:57 -03

    Generais começaram carreira na ditadura

    FABIANO MAISONNAVE
    DE SÃO PAULO

    13/04/2014 03h45

    Mesmo passados 29 anos de regime democrático, quase todos os oficiais-generais das três Forças Armadas brasileiras entraram para a carreira durante a ditadura militar (1964-1985), segundo relação obtida pela Folha via Lei de Acesso à Informação.

    Dos 383 oficiais-generais na ativa, 372 (97,1%) sentaram praça durante os 21 anos em que o Brasil foi governado por presidentes militares.

    Destes, a maioria ingressou na carreira no período mais duro, compreendido entre a promulgação do AI-5, em dezembro de 1968, e a aprovação da Lei da Anistia, promulgada em agosto de 1979.

    Editoria de Arte/Folhapress

    No Exército, 135 (79% do total) dos generais na ativa entraram para a caserna nessa época. Na Marinha, 84 (75%), e, na FAB, 85 (84%).

    Eles encontraram quartéis bastante diferentes aos do governo João Goulart (1961-64): foram 1.437 militares punidos de 1964 a 1978, a grande maioria já no primeiro ano.

    "A instituição militar foi o órgão governamental mais atingido pelos expurgos da ditadura, evidência dos conflitos internos e das posições polarizadas entre direita e esquerda ali existentes, sobretudo na década de 1960, e do esforço para que as Forças Armadas se tornassem amplamente pró-ditadura nas décadas seguintes", afirma a historiadora Andrea Paula dos Santos, da Universidade Federal do ABC.

    Ao mesmo tempo, o primeiro presidente militar, Castello Branco (1964-7), promoveu a profissionalização da carreira, limitando o período dos oficiais na ativa. O objetivo era evitar que os generais se transformassem em líderes políticos dentro das Forças Armadas.

    A limpeza e as mudanças na carreira facilitaram a perpetuação da linha ideológica dos generais que promoveram o golpe.

    Para analistas, isso explica a recusa institucional em reconhecer crimes de tortura e assassinatos, avaliando o período com um saldo positivo.

    Em 2010, por exemplo, a turma de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), por onde passaram quase todos os generais do Exército, se formou com o nome "Emílio Garrastazu Médici", presidente da época mais dura da repressão, entre 1969 e 1974.

    Em aparente tentativa de romper o hermetismo da formação dos militares, o Ministério da Defesa tem promovido algumas iniciativas para ampliar a participação civil nas escolas das Forças Armadas, incluindo a inserção de aulas de direitos humanos.

    Para o cientista político Eurico de Lima Figueiredo, do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF (Universidade Federal Fluminense) a formação doutrinária, o corporativismo e a transição relativamente tranquila para a democracia explicam a visão complacente dos militares sobre o regime que lideraram.

    Mas Figueiredo ressalva que, "felizmente, o Brasil não tem uma história oficial".

    "É preciso se lembrar da importância dessa corporação na história brasileira e na história que eles escreveram pra eles mesmos. Eles têm uma história e querem mantê-la, mas ela só será vencida pela melhor versão", diz.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024