• Poder

    Sunday, 05-May-2024 13:13:09 -03

    Rio de Janeiro

    Campos diz não ter 'preconceito' contra privatizações

    BERNARDO MELLO FRANCO
    DO RIO

    16/04/2014 09h00

    O pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, afirmou na terça-feira (15) no Rio que não tem "preconceito" contra as privatizações. Ele sugeriu que o governo Dilma Rousseff fez concessões "a contragosto" na área de infraestrutura e disse que é preciso respeitar o lucro da iniciativa privada.

    "Como você vai governar um país no regime capitalista e ter preconceito com a iniciativa privada?", questionou, em palestra na universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca (zona oeste). Eu não vejo a questão da privatização como um dogma. Acho importante atrair o investimento privado para áreas em que o Estado não consegue chegar."

    Campos criticou o modelo atual de leilões de portos e aeroportos e sugeriu que o governo Dilma Rousseff "faz concessão dando a impressão de que está fazendo a contragosto".

    "A pessoa só vai colocar dinheiro se tiver um retorno maior do que se deixar no banco. É óbvio. Você só vai tomar a decisão se tiver retorno do capital. Essa é uma visão que está faltando com clareza no Brasil", criticou. Ele acrescentou que uma atitude mais simpática ao setor privado pode "animar muitos lá fora a voltar a investir no Brasil".

    Em 2010, o discurso contra as privatizações ajudou Dilma a se eleger presidente, com apoio de Campos. As novas declarações do ex-governador o aproximam ainda mais da plataforma do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, que defende abertamente a venda de estatais no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

    Na segunda-feira (14), em Brasília, Campos já tinha se equiparado a Aécio ao repetir sua promessa de reduzir pela metade os atuais 39 ministérios.

    PALANQUE NO RIO

    O ex-governador de Pernambuco rifou a pré-candidatura a governador do Rio do deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), que trocou o PV pelo seu partido em outubro passado. Campos disse que já decidiu apoiar o deputado Miro Teixeira (PROS-RJ).

    "O partido já tomou a decisão de apoio à candidatura do Miro. A decisão foi tomada de maneira tranquila, com o Sirkis, com todos. Isso já está pacificado", afirmou.

    Sirkis ainda se dizia disposto a disputar com Miro o palanque da coligação PSB-Rede no Estado.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024