• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 15:24:21 -03

    Química da USP revê demissão de professora desaparecida na ditadura

    DE SÃO PAULO

    16/04/2014 16h33

    A Congregação do Instituto de Química da USP se reúne nesta quinta-feira (17) para rever a demissão da docente e militante Ação Libertadora Nacional (ALN) Ana Rosa Kucinski, vista pela última vez há 40 anos. A revogação é considerada certa.

    A reunião, revelada nesta quarta-feira (16) pelo "Estado de S.Paulo", foi confirmada pelo Instituto de Química. Trata-se de uma reação ao pedido da Comissão da Verdade da USP para reverter o caso.

    Em outubro de 1975, mais de um ano após o seu desaparecimento, Ana Rosa foi demitida pela congregação –instância mais alta do Instituto de Química– sob a justificativa de abandono de emprego.

    A decisão, por 13 votos a favor e 2 votos em branco, levou em consideração uma nota oficial do Ministério da Justiça pela qual Ana Rosa e o seu marido, Wilson Silva, desaparecido junto com ela, eram "terroristas" e estavam "foragidos"

    Demétrius Daffara/Editoria de arte/Folhapress

    Depoimentos de agentes da repressão afirmam que o casal foi sequestrado em 22 de abril de 1974 e levado para um centro de interrogatório e tortura em Petrópolis (RJ). O ex-delegado de polícia Cláudio Guerra afirma que Ana Rosa, então com 32 anos, foi assassinada ali e que seu corpo foi incinerado no forno de uma usina de açúcar.

    Em 1995, a reitoria da USP reverteu a demissão, e Ana Rosa passou a ser considerada desaparecida política. Mas sua família e a Comissão da Verdade da universidade consideram essa decisão insuficiente e têm exigido que a própria Congregação do Instituto de Química reveja publicamente a demissão da professora.

    O Instituto também inaugurará uma escultura em homenagem a Ana Rosa na entrada do prédio, no campus da USP. Será às 15h do próximo dia 22, exatos 40 anos após o seu desaparecimento.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024