• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 17:08:37 -03

    Advogado de petista no processo do mensalão é nomeado para TRE-SP

    GUSTAVO URIBE
    DE SÃO PAULO

    18/04/2014 03h46

    A presidente Dilma Rousseff escolheu o advogado Alberto Zacharias Toron para assumir cargo de juiz no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. A nomeação, que será publicada no "Diário Oficial" da União, foi informada na noite de anteontem ao criminalista pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

    Com 32 anos de carreira jurídica, o advogado defendeu, entre outros réus, o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), no processo do mensalão, e os ex-juízes Nicolau dos Santos Neto e João Carlos da Rocha Mattos.

    Ele foi ainda presidente do conselho estadual de entorpecentes durante a gestão de Mário Covas (PSDB) e, recentemente, atuou na defesa do ex-executivo da Cegelec Jonio Foigel, no esquema de formação de cartel em São Paulo.

    O mandato de juiz tem duração de dois anos e pode ser renovado pelo mesmo período. O nome do advogado foi aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e integrava lista tríplice elaborada pela Justiça de São Paulo.

    A cerimônia de posse será marcada pelo presidente do TRE-SP, Antônio Coltro.

    Em entrevista à Folha, o advogado afirmou que a atuação em casos de grande repercussão deram consistência ao seu currículo. Para ele, a defesa de um petista no mensalão não contribuiu para a escolha de seu nome.

    "O fato de tê-lo defendido pesou contra mim, porque poderia levantar a tese de que seria nomeado em razão disso. Foi necessário mostrar que atuei em outras causas e defendi pessoas de outros espectros políticos", disse.

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Alberto Toron, novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de SP
    Alberto Toron, novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral de SP

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024