• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:10:03 -03

    Há uma 'guerra de informação' sobre o Marco Civil, diz relator do projeto

    ALEXANDRE ARAGÃO
    DE SÃO PAULO

    23/04/2014 14h56

    O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator do projeto do Marco Civil da Internet, disse à Folha nesta quarta-feira (23) que há uma "guerra de informação" acerca da legislação e que o próximo passo é combatê-la.

    A fala ocorreu durante o NETMundial, evento que discute a governança da internet. Pela manhã, na cerimônia de abertura do encontro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei.

    "Em relação ao Marco Civil, tem muita gente desinformada ainda –e muita gente desinformando", afirmou Molon.

    Durante o Camping Digital, evento do PT para orientar a postura que a militância deverá adotar durante as eleições, o deputado havia defendido posição semelhante, mas de forma menos clara. Agora, Molon pôs como papel dos simpatizantes do partido explicar o Marco Civil.

    "O que a militância do PT tem a fazer nas próximas eleições, além de defender as nossas propostas e os nossos governos, é dizer: 'Vejam a maneira como a gente enxerga a internet'. E daí entender o Marco Civil e explicá-lo, porque tem muita guerra de informação."

    NEUTRALIDADE

    Debatido na Câmara dos deputados por quase três anos, o projeto do Marco Civil teve como principal ponto questionado a neutralidade da rede, principalmente por parte das empresas de telecomunicações. Para Molon, com a lei em vigor, o debate deverá mudar, e as empresas de telecomunicações devem abrir mão de tentar anular a neutralidade.

    "Quando você consolida uma visão da importância da neutralidade na sociedade, as empresas de telecomunicações também estão dentro da sociedade", disse à Folha. "Isso vai delimitando o espaço de atuação de cada um."

    Editoria de Arte/Folhapress
    Entenda o Marco Civil Chamada para a arte: http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2014/02/82191-o-que-muda-com-o-marco-civil.shtml

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024