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    Aécio busca maior exposição na TV com anúncios regionais

    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    11/05/2014 02h00

    Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (MG) negociou sua aparição nos programas eleitorais regionais do partido em diversos Estados para explorar ao máximo a exposição de sua imagem antes do início oficial da campanha eleitoral.

    Aliados do tucano avaliam que sua aparição no programa nacional exibido pelo partido em abril —quando Aécio protagonizou 10 minutos de televisão— foi decisiva para que ele crescesse os quatro pontos percentuais registrados na última pesquisa do Datafolha, que mostrou Aécio indo de 16% para 20%.

    Ele só não terá espaço nos anúncios do PSDB de São Paulo. Segundo o presidente estadual da sigla, deputado Duarte Nogueira, como o partido perdeu parte do tempo de propaganda por decisão da Justiça Eleitoral, Aécio deixou os dirigentes à vontade para dedicar o espaço que restou ao governador Geraldo Alckmin, que concorre à reeleição.

    Nesta semana, Aécio aparecerá na propaganda do PSDB na Bahia e no Ceará. No Amazonas, os anúncios do partido foram exibidos em março, e Aécio aproveitou várias inserções. Os tucanos levaram ao ar imagens dele ao lado do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB-AM).

    Em um dos comerciais, Aécio aparece dentro de uma fábrica e defende a expansão das atividades da Zona Franca da capital amazonense. "Ela é um patrimônio do Amazonas, mas também é um patrimônio dos brasileiros. O que precisamos é fortalecê-la, para que se transforme também num grande polo exportador", afirma.

    Na Bahia, onde as inserções irão ao ar neste mês, Aécio terá 25% do espaço a que o partido tem direito. Numa negociação com os principais tucanos do Estado, ele conseguiu 10 das 40 inserções que o partido poderá veicular.

    O objetivo do tucano é prolongar a exposição na TV para se tornar mais conhecido até o início oficial da campanha. Os anúncios também servem para ele se contrapor à exibição constante da presidente Dilma Rousseff (PT) no noticiário dos telejornais.

    Na semana passada, Aécio estrelou a propaganda de Minas, seu berço político e segundo maior colégio eleitoral do país. Ele dividiu o espaço com seu candidato ao governo, Pimenta da Veiga.

    "A união de Minas é o caminho para o futuro que há muito tempo sonhamos para cada um dos mineiros e que queremos para todos os brasileiros", diz no anúncio.

    Há ainda publicidade com críticas diretas a Dilma. Numa peça, uma mulher é filmada num ônibus. O locutor do vídeo pergunta: "Você votou no Lula?" Ela diz que sim. "E depois?", continua o locutor. A mulher afirma que votou em Dilma "para continuar melhorando". "E melhorou de verdade?", indaga o locutor. A mulher não responde.

    Como a Folha informou na sexta-feira, na semana em que as inserções do PSDB começaram a ser exibidas em Minas, o governo federal também veiculou anúncios divulgando suas obras no Estado.

    Colaborou PAULO PEIXOTO, de Belo Horizonte

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