• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 23:50:39 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Moradores de PE devolvem bens saqueados durante greve à polícia

    JÉSSICA STUQUE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/05/2014 14h24

    Moradores do município de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife, que participaram de saques durante a greve da PM estão procurando a polícia para devolver os bens furtados.

    Abreu e Lima foi uma das cidades que mais registraram saques durante a paralisação dos policiais militares, entre a noite de terça (13) e quinta (15), em Pernambuco.

    As devoluções começaram na sexta (16) depois que a Polícia Civil começou uma campanha para que os envolvidos se apresentassem espontaneamente à delegacia, com a garantia de que não seriam presos.

    As pessoas que procuram as autoridades são identificadas, ouvidas e liberadas. Elas não podem ser autuados em flagrante, o que não impede o inquérito policial de ser instaurado. Os casos estão sendo registrados nas delegacias e serão encaminhados ao Ministério Público.

    De acordo com o delegado Alberes Félix, como há demonstração de arrependimento, os suspeitos podem ser sentenciados com uma pena mínima ou, então, nem serem penalizados.

    "Não para de chegar mercadoria. Constantemente as pessoas estão trazendo objetos furtados, saqueados. Alguns, quando não trazem, pedem para que a viatura vá até a casa deles buscar", diz o delegado.

    Segundo ele, cerca de 50 pessoas já devolveram bens furtados até as 12h deste sábado. Os objetos vão de eletrodomésticos –como 16 geladeiras, cerca de 30 televisores, fogões e aparelhos de ar-condicionado– a pequenos eletrônicos, além de alimentos e objetos de higiene pessoal.

    Há ainda outros moradores que, por temerem a ação da polícia, estão descartando os objetos furtados em ruas e avenidas. Carros da PM estão recolhendo os objetos descartados.

    Também houve casos de apreensão da mercadoria. Três homens foram autuados em flagrante em suas próprias casas, denunciados por vizinhos. Os bens devolvidos e recolhidos serão levados a um depósito no centro da cidade. Na segunda-feira, a polícia vai começar um mutirão para identificar os proprietários e devolver as mercadorias.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024