• Poder

    Wednesday, 26-Jun-2024 04:31:35 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Após 3 horas acorrentados, membros do MPL encerram protesto em SP

    DE SÃO PAULO

    30/05/2014 15h01

    Integrantes do MPL (Movimento Passe Livre São Paulo), que se acorrentaram em frente à Secretaria de Segurança Pública, na região central de São Paulo, deixaram o local no começo da tarde desta sexta-feira. Eles ficaram presos a uma das portas do edifício por cerca de três horas.

    Os ativistas alegam que os seus familiares estão sofrendo constrangimentos por parte da Polícia Civil, que deu um 'ultimato' para que eles prestem depoimento sobre os atos de vandalismo em protestos pela cidade. No total, quatro pessoas se acorrentaram ao prédio.

    De acordo com Nina Cappello, do MPL, o protesto desta sexta-feira foi um ato simbólico. "Todos estavam sendo intimados a comparecer no Deic (Departamento de Investigações Criminais) nesta manhã. Como vamos nos manter calados, resolvemos fazer essa manifestação", afirmou a ativista.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Segundo o MPL, desde o ano passado os ativistas têm sido convocados para prestar depoimento. "Nós temos nos recusado a comparecer, sempre justificando a nossa posição constitucional de nos mantermos em silêncio", disse Cappello à Folha.

    A principal reivindicação do grupo é o arquivamento do inquérito policial que apura atos de vandalismo que aconteceram nas manifestações. De acordo com manifesto publicado pelo MPL, a investigação conduzida pelo Deic é "absolutamente ilegal".

    Os membros do MPL tentaram solicitar uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, porém, o encontro não aconteceu por indisponibilidade de agenda. Procurada pela reportagem, a pasta ainda não se pronunciou a respeito da manifestação desta sexta-feira.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024