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    Passarela de lona e madeira leva a aviões em aeroporto de Curitiba

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA
    FELIPE BÄCHTOLD
    DE PORTO ALEGRE

    03/06/2014 06h00

    Em Curitiba, quem chega ao aeroporto Afonso Pena encontra um espaço em reforma a dez dias da Copa do Mundo.

    O terminal está sendo ampliado, mas boa parte do investimento de aproximadamente R$ 290 milhões vai ficar para 2016.

    Até agora, a Infraero inaugurou a reforma da pista de pouso e a ampliação do pátio de aeronaves. Para a Copa, promete terminar a reforma do atual terminal de passageiros.

    O novo terminal, porém, que vai aumentar a capacidade do aeroporto em 40%, tem vigas aparentes e paredes em construção. A conclusão deve ocorrer daqui a dois anos.

    Até a obra prometida para a Copa está incompleta. No saguão principal, onde é feito o check-in, a reportagem encontrou passageiros dividindo o espaço com operários. Os elevadores ainda estão em reforma, e apenas um funciona.

    Parte da ampliação que já ficou pronta está ociosa. Na sala de desembarque, um enorme salão não tem móveis nem esteiras.

    O que mais chama a atenção é uma plataforma de embarque e desembarque que leva aos aviões ("finger") feita de lona plástica, armação metálica e madeira. Ela foi improvisada para atender os passageiros enquanto a ponte definitiva não fica pronta e pode ser usada durante a Copa.

    A Infraero promete deixar pronta a melhoria do atual terminal, com o fim das obras no saguão principal, ainda para a Copa.

    Já a reforma da avenida de acesso ao aeroporto, que está sendo executada pelo governo do Paraná, não deve ficar pronta a tempo. Ainda há degraus na pista, trechos em pedra brita e falta de sinalização.

    PORTO ALEGRE

    Os usuários do aeroporto Salgado Filho podem enfrentar congestionamentos acima da média durante a Copa por causa de uma obra que bloqueia a principal ligação com o centro de Porto Alegre. Nesta segunda-feira (2), a reportagem esteve no local e precisou desviar por ruas próximas da construção de um viaduto a cerca de 1 km do aeroporto.

    Inicialmente, o projeto tinha conclusão prevista para 2013 e custo estimado em R$ 29 milhões, mas foi retirada do pacote da prefeitura para o Mundial. Dentro do aeroporto, o cenário de obras deve continuar durante o Mundial. A construção de um anexo ao terminal principal ainda está em estágio inicial e deve ficar pronta em 2016.

    Automóveis das companhias aéreas e da administração do aeroporto trafegam em um "corredor" de tapumes, entre dois canteiros de obras, para acessar áreas mais afastadas do pátio. Os passageiros, no entanto, não chegam a ter contato com a construção. Nas alas internas dos terminais, não há trabalhos em andamento.

    A Infraero diz que o local está em condições de atender a demanda esperada e que as obras de ampliação não atrapalham a operacionalidade do aeroporto.

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