• Poder

    Friday, 28-Jun-2024 12:36:19 -03

    CPI da Petrobras no Senado marca depoimento de ex-diretor para o dia 10

    MATHEUS LEITÃO
    DE BRASÍLIA

    03/06/2014 10h59

    O ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa vai prestar esclarecimentos na CPI da Petrobras no Senado na próxima terça-feira, dia 10.

    O requerimento de convocação de Costa foi apresentado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), na semana passada.

    Humberto questionou –na abertura da sessão desta terça-feira (3)– o presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), sobre quando o ex-diretor da Petrobras seria ouvido. Em resposta, Vital afirmou que "a presidência havia determinado o depoimento para o próximo dia 10".

    Investigado por suspeita de corrupção e envolvimento com um bilionário esquema de lavagem de dinheiro, Costa foi solto no dia 19 de maio após decisão do ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal).

    Daniel Marenco - 30.mai.2014/Folhapress
    O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua residência no Rio de Janeiro
    O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua residência no Rio de Janeiro

    O ex-diretor foi preso no dia 17 de março na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. Costa é acusado de participar de esquema de doleiros que movimentou, de forma suspeita, R$ 10 bilhões.

    Ele foi um dos 13 presos na Lava Jato. A Polícia Federal afirma que o esquema pode ter desviado R$ 400 milhões.

    Em entrevista a Folha neste domingo, Costa negou irregularidades nos negócios da estatal e afirmou que não houve superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a maior obra da Petrobras.

    A oposição boicota a CPI exclusiva do Senado por considerá-la "chapa branca" e criou outra, com a participação de deputados e senadores, para também investigar os negócios da Petrobras. Nela, acredita a oposição, haverá mais liberdade para investigar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024