• Poder

    Friday, 03-May-2024 08:46:48 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Dilma inaugura metrô inacabado em Salvador

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    11/06/2014 02h00

    O metrô de Salvador está há 14 anos em obras e, mesmo incompleto, será inaugurado hoje (11) pela presidente Dilma, que tem ampliado o ritmo de viagens pelo país neste ano eleitoral.

    Pré-candidata à reeleição e em queda nas pesquisas, a petista fará a viagem inaugural da primeira linha de metrô da capital baiana, percorrendo o trecho de 4 km que passa por três estações entre o Acesso Norte, perto da saída da cidade pela BR-324, e o Campo da Pólvora, no centro.

    Até a semana passada, o governo baiano e a CCR, concessionária responsável pela construção e operação do metrô, prometiam entregar um trecho mais extenso: seriam 7,5 km de um percurso com cinco estações, ligando a Lapa, no centro, ao Retiro, na periferia da capital baiana.

    Márcio Lima/Folhapress
    Há 14 anos em obras, metrô de Salvador é inaugurado ainda incompleto pela presidente Dilma
    Há 14 anos em obras, metrô de Salvador é inaugurado ainda incompleto pela presidente Dilma

    "[A estação do Retiro] vai estar completa. Vai ser feita uma viagem inaugural, vai levar todo mundo para o Retiro para conhecer a estação", disse, no dia 5, Harold Peter, diretor-presidente da CCR.

    Assim como Dilma, os passageiros que resolverem usar o metrô até pelo menos o dia 26 terão de descer uma estação antes, no Acesso Norte. A data foi estipulada pelo governo baiano para a entrega da nova estação.

    Peter diz que a estação do Retiro estará com a estrutura pronta no dia da inauguração, mas que "ainda faltam detalhes de acabamento para dar conforto aos usuários.

    Já o presidente da CTB (Companhia de Transportes da Bahia), Carlos Martins, afirma que ela não será aberta ao público devido à falta de integração com as linhas de ônibus.

    A partir desta semana, o metrô entrará em operação em fase experimental, funcionando somente fora dos horários de pico e operando a uma velocidade de 40 km/h -metade da normal.

    Nesta fase, o acesso aos passageiros será gratuito.

    Mas, em dias de jogos da Copa, apenas torcedores com ingressos terão acesso ao meio de transporte -há uma estação próximo ao estádio da Fonte Nova.

    A expectativa é que a linha 1 do metrô comece a operar comercialmente em 15 de setembro, mesmo período em que o governo pretende iniciar a construção da linha 2, que ligará a estação do Acesso Norte à cidade vizinha de Lauro de Freitas, passando pelo aeroporto.

    Projetada para atender a demanda da Copa, a segunda linha do metrô de Salvador deve ficar pronta somente em abril de 2017.

    Com as duas linhas, o sistema metroviário de Salvador passaria a ter 42 km.

    TECNICAMENTE PRONTO

    Inicialmente feita no modelo de licitação, a linha 1 do metrô de Salvador está em obras há 14 anos e consumiu mais de R$ 1 bilhão.

    Em abril de 2013, o controle do sistema passou das mãos da prefeitura para o governo estadual, que fez uma parceria público-privada para tocar a obra.

    Na época, o governador Jaques Wagner assegurou que o metrô estaria em operação em junho, a tempo da Copa.

    Contudo, em outubro daquele ano, admitiu que seria possível somente a operação em fase de testes.

    O trecho do metrô entre a Lapa e o Acesso Norte, que a presidente Dilma percorre hoje, é considerado tecnicamente pronto pela prefeitura há pelo menos dois anos.

    Da estrutura atual, faltava a instalação das catracas e a construção de uma segunda subestação de energia para alimentar o sistema.

    Em janeiro de 2012, o então prefeito João Henrique Carneiro (PSL) fez o primeiro teste com passageiros da linha do metrô. Mas não deu continuidade à operação das linhas em caráter experimental, orçada em R$ 40 milhões, por falta de recursos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024